Andréa Mesquita, zootecnista especialista em carnes que está à frente da Startup Território da Carne, está realizando pelo Brasil afora, em uma expedição que objetiva reunir informações sobre a relação dos brasileiros – de diversas regiões – com a carne. O projeto prevê percorrer 6.000 km e passar por 13 estados do Norte, Nordeste e Sudeste do país.
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A Território da Carne foi fundada por Andréa no início de 2017 e tem como público-alvo os negócios que lidam com alimentação: restaurantes, supermercados, padarias, açougues e lojas de carne, por exemplo.
No entanto, a empresa nasceu em meados de 2015, depois de uma combinação entre diversão e conhecimento. Não era incomum que os finais de semana fossem preenchidos com churrascos e momentos gastronômicos. Durante estes agradáveis encontros, Andréa Mesquita percebeu que seus parentes e amigos frequentemente se surpreendiam com algumas informações e curiosidades que ela contava sobre o mundo da carne.
Achou interessante o fato de que, quanto mais falava, mais aprendia e aprimorava seus conhecimentos e técnicas. Foi ficando cada dia mais prazeroso tudo aquilo. Após inúmeras experiências, surgiu a ideia de atingir mais pessoas que também se interessavam pelo tema.
“Quero ensinar para quem curte o assunto ‘carne’. Mas quero principalmente, contribuir com aquele que trabalha com a Carne Bovina no ramo da alimentação, deseja se superar, não tem medo de se desafiar. Aquele que quer transformar o excelente em normal! Vou apresentar ferramentas concretas para direcioná-los às mudanças necessárias para, entre outras coisas, aumentar seu faturamento.”
E assim, no início de 2017, definitivamente, o projeto final saiu do papel, com uma missão muito maior do que a inicial. O Território da Carne inova com a proposta de transformação através da otimização da produtividade, alcance da alta performance e da busca incessante pela Excelência, no admirável Serviço de Alimentação.
Durante a expedição – chamada de Território da Carne na Estrada –, Andréa conta que está podendo conhecer de perto os costumes quanto ao consumo e produção de carne de diversas localidades, o que contribui na formatação dos cursos que ela ministra.
Confira abaixo um trecho da entrevista com Léo Gonçalves, eleito como chef do ano em 2017, à frente do O Mar Menino, em Fortaleza:
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Acompanhe a expedição de Andréa Mesquita pelo Instagram e pelo Facebook.
Mais informações sobre a empresa, incluindo um e-book gratuito para baixar, podem ser encontradas no site www.oterritoriodacarne.com.br.
Fontes: Revista Deguste, Território da Carne, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
1 Comment
Muito bacana a matéria! Obrigada BeefPoint, por apoiar o TC neste projeto tão Importante. Unidos por uma cadeia da carne mais equilibrada e eficiente!