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Tento visitar os frigoríficos e estreitar as relações com quem trabalha na indústria – Roberto Majó de Oliveira (Fazenda Barbanegra)

Nosso último Workshop de 2013, com o tema Marcas de Carne, aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro (quarta e quinta-feira), em São Paulo, SP.

Reunimos em dois dias de evento os principais projetos de carne de qualidade, restaurantes, marcas de carne bovina e exemplos de agregação de valor na pecuária de corte. Conhecemos e divulgamos o trabalho desses pioneiros, em um ambiente de conversa e debate em alto nível, como já virou uma marca registrada dos Workshops BeefPoint.

Para conhecer melhor o tema, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com os palestrantes do Workshop Marcas de Carne e também com profissionais que têm se destacado na área.

Confira abaixo a entrevista com Roberto Majó de Oliveira, proprietário do restaurante Fazenda Barbanegra, em Porto Alegre – RS.

Roberto Majó de Oliveira

Roberto Majó de Oliveira é advogado desde 2003. É fundador e assador do Restaurante Fazenda Barbanegra desde agosto de 2007.

Roberto se considera um alucinado por churrasco e foi isso que o motivou a entrar no negócio. O nome do estabelecimento é uma homenagem a uma propriedade bastante tradicional que pertenceu a sua família.

Desde o princípio, o foco era a qualidade, buscando parceiros que entendessem a proposta. Contudo, como Roberto não tinha experiência e nem nome no mercado, foi preciso um certo tempo para conseguir o respeito das principais empresas do setor. Pode-se dizer que após a fundação da empresa, os grandes saltos do estabelecimento ocorreram quando Roberto adquiriu a participação de seu sócio, e sua irmã e atual sócia assumiu a parte administrativa do restaurante (em 2009).

No ano de 2012, o Fazenda Barbanegra foi eleito o melhor restaurante de carnes de Porto Alegre pela revista Veja. E em 2013, recebeu a chancela da Associação Brasileira de Angus como o primeiro restaurante certificado pela entidade do Brasil.

BeefPoint: Quais são os maiores desafios para quem trabalha apenas com carne de qualidade?

Roberto Majó de Oliveira: Conseguir padrão na matéria prima.

BeefPoint: O que precisa evoluir no setor de restaurantes para que aumente a comercialização de carne de qualidade?

Roberto Majó de Oliveira: Incluir o setor de restaurantes nas discussões da cadeia produtiva, para que os produtos de qualidade sejam destinados às empresas que saibam valorizá-los.

BeefPoint: Quais ações você tem feito para fidelizar o cliente que está buscando carne bovina com marca?

Roberto Majó de Oliveira: Atualmente, temos investido em cursos para os nossos funcionários, para que eles tenham o cuidado necessário na preparação dos pratos e nas informações que serão passadas aos nossos clientes.

BeefPoint: O que deveria ser feito para melhorar o marketing da carne no Brasil?

Roberto Majó de Oliveira: Na minha opinião, precisamos difundir mais as informações para o público em geral e melhorar o trabalho de toda a cadeia, para que existam padrões sérios de diferenciação entre a carne comum e aquelas consideradas premium.

BeefPoint: Em sua opinião qual país é referência na venda de carne com qualidade? O que ele tem feito de diferente?

Roberto Majó de Oliveira: Acho que globalmente, devemos observar os Estados Unidos e mais regionalmente, acho o Uruguai é um bom exemplo a ser considerado.

Basicamente, acho que eles conseguem obter uma padronização maior e o trabalho que fazem me parece que é pensado a médio e longo prazo. Do mesmo modo, todas as experiências, sejam positivas ou negativas, são arquivadas e consideradas para as tomadas das decisões futuras. No Brasil, parece que as coisas são um eterno recomeço.

BeefPoint: Quais são as marcas de carne no Brasil hoje que você considera referência?

Roberto Majó de Oliveira: As marcas Bassi, Wessel, Angus e Hereford. Em Porto Alegre, temos uma casa de carne chamada Moacir (Moacir foi um dos finalistas do Prêmio BeefSummit Sul, na categoria “Profissional – Varejo de Carnes”), que consegue se diferenciar.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Roberto Majó de Oliveira: A parceria com a Associação Brasileira de Angus e a sequência de troca de informações com veterinários e consultores.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Roberto Majó de Oliveira: Temos oferecido cursos de inglês para nossos funcionários e confeccionamos cardápios em outras línguas.

Sinceramente, penso que 2014 será um evento pontual e não considero que Porto Alegre colherá os frutos que nossos administradores nos induzem a pensar. Contudo, acho que o principal é preparar o estabelecimento para receber pessoas de outras partes do mundo em uma proporção maior.

BeefPoint: Além de oferecer carne de qualidade, qual é o diferencial de seu restaurante?

Roberto Majó de Oliveira: A busca pela excelência no atendimento.

BeefPoint: O que é necessário para ter um restaurante de sucesso, referência em qualidade?

Roberto Majó de Oliveira: Ter a consciência de que o seu trabalho precisa ser aprimorado.

BeefPoint: Como é a relação com seu fornecedor? Quem é seu principal fornecedor?

Roberto Majó de Oliveira: Nossa relação é muito boa. Sempre que possível, tento visitar os frigoríficos e estreitar as relações com as pessoas que trabalham na indústria.

Atualmente, meu principal fornecedor é o Marfrig.

BeefPoint: Qual o exemplo de profissional dessa área que você mais admira?

Roberto Majó de Oliveira: Acho que no Brasil, devemos respeitar o Wessel e o saudoso Bassi. Fora do Brasil, este ano conheci um restaurante em Nova Iorque que me chamou muito a atenção, o Peter Luger. Não sei quem são os dirigentes do estabelecimento, mas o trabalho me impressionou.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para aqueles que desejam trabalhar com carne de qualidade em nosso país?

Roberto Majó de Oliveira: Primeiro, coragem para empreender. Depois, sugiro fazer um estudo prévio para conhecer como funciona o mercado.

Comentário BeefPoint: Roberto Majó ministrou uma excelente palestra no Workshop Marcas de Carne, e enfatizou a necessidade de eventos como este em nosso setor, eventos que possam integrar produtores, frigoríficos, consumidores e restaurantes. Demonstrou muita paixão pelo que faz, e a importância em atender o cliente rapidamente e com muita qualidade.

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