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Tendências do SIAL 2006: natural, funcional e forma física

A busca por saúde e forma física são tendências que vem impactando fortemente o consumo de alimentos no mundo e devem se tornar ainda mais importante nos próximos anos. A tendência saúde se divide em três outras tendências: natural, vegetarianismo e alimentos funcionais. Já a tendência forma física se divide em: dieta, energia / bem-estar e cosméticos.

Damos sequência no estudo apresentado semana passada sobre as tendências apresentadas na exposição de produtos inovadores, selecionados pela organização da mostra “Tendências e Inovações Internacionais” do Salão Internacional da Alimentação – SIAL 2006, ocorrido em Paris, em outubro.

Tendências de consumo:

  • Prazer
    • sofisticação
    • exotismo
    • variedade de sentidos
    • alegria

  • Saúde
    • natural
    • vegetariano
    • funcional

  • Forma física
    • dieta
    • energia / bem-estar
    • cosméticos

  • Conveniência
    • fácil de preparar
    • ganha-tempo
    • nomadismo

  • Ética
    • cidadania
    • ecologia

Saúde e Forma física

A busca por saúde e forma física são tendências que vem impactando fortemente o consumo de alimentos no mundo e devem se tornar ainda mais importante nos próximos anos. A tendência saúde se divide em três outras tendências: natural, vegetarianismo e alimentos funcionais. Já a tendência forma física se divide em: dieta, energia / bem-estar e cosméticos.

Natural indica a busca por uma alimentação natural, com segurança do alimento explícita. É uma grande oportunidade para o Brasil, que pode oferecer carnes dentro dos requisitos naturais ou orgânicos. No entanto, reforça a necessidade de rastreabilidade do alimento. Dentro dessa tendência estão englobados os produtos orgânicos, origem certificada / controlada, livres de conservantes ou aditivos.

No Sial, uma das novidades foi a multiplicidade de ofertas com reforço na garantia de diferencial nos quesitos segurança, como por exemplo produto elaborado com água de nascentes oriundas de degelo glacial. É um exemplo de produtos trabalhando a qualidade e segurança de forma mais indireta e não mais explícita. O stand da carne uruguaia no Sial buscava posicionar o país como uma fonte de carne natural, de forma indireta. Uma das peças era um marcador de livros, com uma foto de paisagem onde um vaqueiro e seu cavalo bebiam água juntos em um límpido riacho. A mensagem era passada de forma indireta, suave, quase imperceptível.

Seguindo a tendência de produtos naturais, há a ameaça do crescimento dos produtos vegetarianos. Há uma maior oferta de produtos com a mensagem de que é preciso consumir 5 a 10 porções de frutas por dia e novas ofertas de produtos a base de soja, com apelo exótico ou sabor especial. Mostra que mesmo produtos com menor sabor intrínseco, se comparado a carne bovina, estão trabalhando para se adequar a demanda por sabor mais acentuado ou variedade nos alimentos.

Os produtos funcionais oferecem ingredientes naturais ou aditivados que tenham comprovados benefícios a saúde. Um bom exemplo é o leite com Ômega 3. No Sial 2006 houve uma multiplicação de ofertas de produtos com Ômega 3 e 6, produtos que combatem o colesterol, produtos que funcionem como importantes fontes de nutrientes, vitaminas etc. Esse último ponto ainda é muito pouco explorado pela carne bovina, ao analisarmos a oferta de nutrientes de uma porção de carne bovina magra.

A carne bovina é considerada hoje nos EUA um produto “naturalmente rico em nutrientes”, tendo sido escolhida para promoção junto ao esforço do governo dos EUA de combate a obesidade, que enfoca alimentação responsável e atividade física. Mais um exemplo de como a carne bovina pode ser usada e promovida de acordo com a tendência “dieta”, dentro da grande tendência forma física. Outra importante função da carne bovina numa alimentação que visa controle ou redução de peso é a redução do apetite. Com o consumo de carne, há uma sensação reforçada de saciedade.

Essas são algumas das tendências que mais estão impactando o comércio e lançamento de produtos alimentícios no mundo. Como podemos observar, há várias oportunidades para a carne bovina. É preciso aproveitá-las.

0 Comments

  1. Daniel De Stéfani disse:

    Miguel não tenho o que questionar neste assunto que é tão importante para nós que produzimos alimento.

    Apenas gostaria de dizer que por este tipo de matéria que nos conscientiza da complexidade que será atender aos quesitos do novo consumidor, temos muito que agradecer ao BeefPoint que faz estas informações chegar até nós.

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