Síntese Agropecuária BM&F – 30/12/04
30 de dezembro de 2004
Vaca louca: Canadá confirma novo caso da doença
4 de janeiro de 2005

Telecentros promovem inclusão digital e oferecem mais informação aos produtores rurais

Uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) vai facilitar o acesso de micros e pequenos empresários rurais à informações técnicas e científicas sobre a agropecuária brasileira.

O projeto Telecentros de Informação para o Agronegócio oferecerá orientações detalhadas sobre comércio eletrônico, exportações, certificação e patenteamento de seus produtos, entre outros. “As informações devem ajudar a criar condições para a geração de novos empregos e renda no setor”, diz o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral. O conteúdo estará disponível em telecentros instalados nas sedes das 27 delegacias federais de Agricultura de todo o Brasil.

Além disso, os telecentros tratam de um aspecto essencial para a melhoria da difusão das informações sobre o agronegócio: a inclusão digital. Os conteúdos dos portais dos telecentros são produzidos por instituições de pesquisa, secretarias estaduais de agricultura, empresas de assistência técnica e extensão rural. Até agora, já foram implantadas 400 unidades de telecentros em todo o país. A meta do projeto é chegar a todos os municípios brasileiros.

A Embrapa Informação Tecnológica, com sede em Brasília, integrará duas mídias de difusão desse conhecimento sobre o setor: as publicações impressas, que serão encaminhadas às delegacias federais, e o acesso digital dos conteúdos disponíveis nos portais dos telecentros.

Amaral diz que o projeto é importante para a chamada “alfabetização digital”. Segundo ele, os empresários rurais terão um instrumento poderoso para aumentar a produtividade e a competitividade, incorporando a automação aos seus processos produtivos e administrativos.

Os telecentros também devem ajudar na melhoria da informatização das delegacias federais de Agricultura nos estados. Para saber mais, procure Nelson Felipe da Silva, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em Brasília, pelo fone (61) 2109-7393.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress