Circuito Feicorte 2013
6 de março de 2013
EUA: Cargill lança iniciativa que promove a indústria de carne bovina
6 de março de 2013

Tecnologia móvel e alimentos: confira as novidades que podem surgir – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #8

Quarenta e três por cento de todos os usuários de telefones celulares nos Estados Unidos têm smartphones. Os varejistas de alimentos têm duas mentalidades sobre o comércio móvel: alguns operadores acham que ganham vantagem competitiva servindo as demandas desses compradores e até adotando isso com check-in nos locais. Outros se ressentem pelas pressões no preço e no desempenho aplicados pelos smartphones que fazem com que os compradores encontrem produtos, preços e informações sobre revisões de consumidores na internet e nos aplicativos antes e durante as visitas às suas lojas.

Os compradores de alimentos por outro lado têm adotado essa tecnologia móvel para fazer coisas como preparo de listas de compras, comparar preços, encontrar receitas, descobrir o que está à venda, compartilhar fotos de alimentos, classificações de alimentos, bem como procurar tudo o que podem sobre as características do alimento, seus valores nutricionais e seus benefícios. Esse foi o ponto de partida e agora a tecnologia móvel de alimentos se tornou realmente interessante.

Os smartphones se articularão com nossos aparelhos de cozinha e nos permitirão fazer tudo, desde checar o quanto de leite deixamos na geladeira até começar a esquentar o forno no caminho de casa. Estão sendo desenvolvidos aplicativos que utilizam sensores, que são acoplados a dispositivos móveis, para testar se os alimentos são realmente orgânicos, se têm substâncias específicas ou ingredientes que causam alergias e podem ser usados para monitorar a glicose para diabéticos e como máquinas de medir pressão sanguínea em movimento.

Nós previmos que a próxima geração de aplicativos que podem requerer periféricos expandirá para incluir aplicativos que podem determinar se frutas e vegetais estão maduros, se alimentos refrigerados e congelados podem ser mantidos em temperatura correta na cadeia de abastecimento e mesmo testes para bactérias alimentícias, incluindo E.coli, Salmonella e Listeria. Um “laboratório de alimentos” pessoal no bolso de cada comprador.

O artigo é de Phil Lempert, editor chefe do Supermarketguru, e as 10 tendências serão publicadas separadas e diariamente.

Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 – Introdução

EUA desperdiça 40% de todo alimento do país – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #1

Mais refeições com porções menores é mais saudável – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #2

Diabetes, pressão alta e doenças cardíacas da geração Boomers – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #3

Consumo de proteína alternativa deve aumentar – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #4

Café da manhã se torna a refeição mais importante do dia – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #5 

Alimentos congelados são mais consumidos por pessoas acima de 55 anos – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #6

Homens estão cada vez mais presentes na cozinha e supermercados – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #7

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress