TC visita fazenda que produz primeira carne do mundo neutra em gases de efeito estufa
28 de novembro de 2018
Operação de combate ao roubo de gado prende 19 pessoas no RS
28 de novembro de 2018

Técnicos chineses inspecionam dez plantas processadoras de carne bovina e de frango

Dez técnicos do serviço sanitário chinês estão inspecionando dez plantas processadoras de carnes bovina e de frango no Brasil. A expectativa do Ministério da Agricultura é que posteriormente Pequim autorize uma lista de dezenas de unidades de um total de 78 que reivindicam autorização para exportar ao país asiático.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou hoje que a China decidiu não inspecionar frigoríficos de carne suína durante a missão que realiza durante esta semana no Brasil, por causa dos recentes casos de peste suína clássica detectados no Ceará.

Na avaliação do ministro, as inspeções a abatedouros de suínos devem ser adiadas para o início do ano que vem. Atualmente, a China é o destino de 25% das exportações de carne suína do Brasil.

O ministro também procurou minimizar os atritos comerciais com os chineses, a exemplo da salvaguarda ao açúcar e de uma tarifa antidumping aplicada ao frango produzidos no Brasil.

De acordo com Blairo, o Brasil está procurando defender seus interesses comerciais com as ferramentas que dispõe. “Eles têm políticas internas que precisam ser defendidas também”.
Em relação à política do futuro governo em relação à China, Blairo disse acreditar que o presidente eleito Jair Bolsonaro será bem assessorado e orientado pela área internacional a não incorrer em “riscos”.

“Acho que ao sentar na sua mesa o novo governo tomará mais cuidados nesse sentido. Acho que a nossa chancelaria vai orientar o presidente e falar dos perigos e decisões que em muitas vezes não vão nos ajudar, vão atrapalhar. A [futura] ministra Tereza [Cristina] está vindo para o governo com grande apoio do presidente, produtores, FPA [Frente Parlamentar da Agropecuária]. Ela terá que ter voz ativa nessa discussão para que a gente não tenha problemas no futuro”, concluiu.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress