Data
 
Realização
Agripoint BeefPoint
Realização
Realização

Palestrantes

Luis Fernando Laranja
Médico veterinário pela UFRGS, gaúcho, neto e filho de pecuarista,tem mestrado em Agronomia pela ESALQ/USP, doutorado em Medicina Veterinária pela FMVZ/USP, pós-doutorado pela University of Kentucky, pós-graduaçao em Gestão Agroindustrial pela UFLA, é fellow do LEAD International, ambientalista e Diretor Executivo da Ouro Verde Amazônia.

Sobre a Ouro Verde Amazônia:
A Ouro Verde Amazônia beneficia produtos nativos da Amazônia transformando esse patrimônio natural da exuberante floresta, através da utilização do melhor conhecimento científico e tecnológico disponível, em produtos saudáveis, saborosos e inéditos para a indústria de alimentos.

Reginaldo Magalhães
Especialista em Desenvolvimento Social e Sociedade Civil da IFC, doutorando em Ciência Ambiental

Sobre o IFC:

Braço privado do Grupo Banco Mundial, cuja missão é reduzir a pobreza e promover a sustentabilidade através financiamentos para setor privado

Marcos Reis
Zootecnista pequeno produtor rural trabalhou 11 anos no setor privado (pecuária de corte) na área de engorda e confinamento no Mato Grosso. Atua há 4 anos como diretor executivo da Aliança da Terra, coordenando a expansão do Cadastro (CCS) e buscando juntamente aos mercados agregar valor no produtos oriundos do programa “Produzindo Certo”.

Sobre a Aliança da Terra:
Aliança da Terra é uma organização não-governamental, criada por produtores rurais comprometidos com a produção responsável. Seu objetivo é representar a classe produtiva e buscar incentivos para que a conservação ambiental seja economicamente viável, agregando valores aos serviços ambientais prestados. Seu principal projeto é o Cadastro de Compromisso Sociambiental (CCS) desenvolvido em parceria e com o apoio técnico-científico do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). A principal ferramenta do CCS é o Diagnóstico Socioambiental.

Assuero Doca Veronez
Médico Veterinário (USP-1977), pecuarista no estado do Acre, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre, Vice-Presidente Executivo da CNA e Presidente da Comissão de Meio Ambiente da CNA.

Sobre a Comissão de Meio Ambiente da CNA:
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da CNA desde 1996, cujos membros são representantes das Federações de Agricultura dos Estados. É membro de diversos Conselhos e Comissões como o CONAMA, CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hidricos), CONABIO (Conselho Nacional da Biodiversidade) e outros. Tem participado ativamente das discussões e fóruns, nacionais e internacionais, que tratam do tema ambiental, representando e defendendo o produtor rural. Nosso trabalho mantém uma interlocução permanente com os órgãos governamentais, não governamentais e especialmente com o Congresso Nacional.

Jean-Yves Carfantan
sócio-diretor da AgroBrasConsult. Economista, pós-graduado em comércio internacional de produtos agrícolas, ao longo dos últimos 25 anos, Jean-Yves Carfantan desempenhou funções de professor e pesquisador da ESA (Escola Superior Agrícola), situada em Angers (França). Desde 1990 vem atuando no Brasil, como consultor independente e de 1995 até hoje tem sido convidado por várias entidades profissionais (Cooperativas dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás), instituições financeiras (Banco do Brasil) e empresas de agronegócios da iniciativa privada, para realizar estudos sobre mercados e cadeias produtivas e ministrar palestras e seminários sobre variados temas afins.

Sobre a AgroBrasConsult:
A AgroBrasConsult é uma empresa brasileira especializada na prestação de serviços de consultoria, suporte e assessoria em negócios internacionais, a empresas do agronegócio nacional, interessadas em conquistar ou ampliar seu espaço no mercado internacional, ou ainda, em firmar parcerias com operadores estrangeiros. Com escritórios estabelecidos em São Paulo e no Rio de Janeiro, a empresa foi criada em 2008 por Jean-Yves Carfantan e Márcia Cabral Dietrich, consultores com vasta experiência - em seus respectivos campos de atuação - de cooperação com profissionais que atuam em diferentes cadeias produtivas animal, no Brasil e no exterior.

Marcelo Pimenta Mascarenhas
Médico Veterinário, com especialização em solos e manejo de pastagem. Consultor Sócio da Exagro com 18 anos de experiência. Atua em fazendas de pecuária de corte, com foco na adoção de ações técnicas embasadas em planejamento e acompanhamento gerencial e econômico. Tem sob sua responsabilidade clientes nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Pará, em um rebanho total aproximado de 136 mil cabeças, em sistemas de cria, recria/engorda, e confinamento. É diretor geral da Exagro.

Sobre a Exagro:
Empresa de consultoria com 18 anos de mercado. Planeja e orienta atualmente a produção e a gestão de 276 fazendas, distribuídas em todas as regiões brasileiras.

Nedson Rodrigues Pereira
Presidente da Associação sul-matogrossense de produtores de Novilho Precoce (Novilho precoce MS). Médico-veterinário formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1991. Produtor rural especializado em produção de novilhos super precoces. Participou da fundação da Novilho Precoce MS em 1998 como vice-presidente. Presidiu a entidade no biênio 2007/2008 e reeleito para o biênio 2009/2010.

Sobre a ASPNP (Novilho Precoce MS):
Entidade fundada em 1998 com o objetivo de buscar alianças mercadológicas para comercialização de carne de qualidade. Tem hoje 200 associados que abastecem com carne de qualidade o programa Garantia de Origem do grupo Carrefour abatendo aproximadamente 50.000 cabeças/ano.

Alexandre Berndt
Biólogo formado pela USP/SP e Agrônomo pela ESALQ/USP. Possui mestrado em Ciência Animal e Pastagens e Doutorado em Ecologia de Agroecossistemas. Sua linha de pesquisa principal é emissão de metano pela pecuária nacional. Atualmente é pesquisador científico do Instituto de Zootecnia / APTA em Nova Odessa, SP.

Sobre o IZ:
O IZ, fundado em 1905 como Posto Zootécnico Central, pertence à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), do Estado de São Paulo, e interage por intermédio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), através de seus diversos Pólos Regionais de Desenvolvimento, em diferentes regiões do Estado, atendendo às suas respectivas demandas. O IZ oferece tecnologia de suporte na área de pecuária de corte e leite, promove o desenvolvimento científico e tecnológico, para uma maior produtividade e qualidade dessas cadeias produtivas e seus derivados. O IZ realiza pesquisas em melhoramento genético de forrageiras; forragicultura e pastagens; produção animal a pasto; reprodução; etologia e ambiência; produção e qualidade de carne e leite; atividades silvipastoris; produção de sistemas inteligentes para pesquisa e gerenciamento de dados. Todos os projetos de pesquisas do IZ atendem aos Programas do Governo, visando o desenvolvimento do agronegócio paulista e brasileiro.

Luís Henrique Witzler (Alemão)
Médico-veterinário, com longa experiência em certificação de produtos orgânicos, diretor do IBD Certificações Ltda, e experiência em rastreabilidade, sendo também diretor do SBC Serviço Brasileiro de Certificações.

Sobre o IBD:
IBD Certicações é uma empresa que atua no ramo de certificações orgânicas desde 1990, com várias acreditações internacionais e reconhecida em várias países.

Roberto Andrade Grecellé
Médico-veterinário, mestre em zootecnia pela UFRGS. Coordenador da Campanha Publicitária FEFA-RO.

Roberto Carvalheiro
Sócio da empresa GenSys, consultor em melhoramento genético de gado de corte.

Sobre a GenSys:
A GenSys é uma empresa privada brasileira, com filial no Paraguai, que desenvolve tecnologia e presta serviços na área de melhoramento genético animal. Equipe Técnica: Carlos Dario Ortiz Peña (Eng. Agr., M.Sc.), Fernanda Varnieri Brito (Eng. Agr., M.Sc.), Jorge Luiz Paiva Severo (Med. Vet., M.Sc.), Mario Luiz Piccoli (Med. Vet., M.Sc.), Roberto Carvalheiro (Zoot., D.Sc.), Vanerlei M. Roso (Zoot., Ph.D.), Vânia Cardoso (Zoot., D.Sc.), Flávio Schenkel (Eng. Agr., Ph.D., Consultor) e Luiz A. Fries (in memoriam).

Leonardo Leite de Barros
Advogado, MBA pela FGV em agronegócio, presidente da ABPO, pecuarista.

Sobre a ABPO:
A ABPO é uma associação composta por pecuaristas empenhados com a preservação do Pantanal Sul-matogrossense, em sua maioria descendentes de famílias historicamente envolvidas no desenvolvimento dessa região. Trata-se de um grupo de produtores preocupados com a viabilidade econômica de seus empreendimentos e com a manutenção do equilíbrio ambiental e social da região. Uma associação que nasceu por iniciativa de pecuaristas do Pantanal, que identificaram na pecuária orgânica certificada grande identidade com processos produtivos historicamente usados no Pantanal.

Ivens Teixeira Domingos
Analista Pleno do Programa Pantanal do WWF – Brasil. Médico Veterinário graduado pela UFPR em 1996. Concluindo Especialização em Produção Animal com Foco em Bovinocultura de Corte na UNIDERP / MS. Desde 2004 é responsável pelo módulo de produção sustentável do Programa Pantanal do WWF - Brasil, com linhas de atuação específica na Cadeia Produtiva da Carne Bovina, com experiência no apoio a estruturação da Cadeia Produtiva da Carne Bovina Orgânica e no acompanhamento de fóruns sobre pecuária bovina sustentável.

Sobre o WWF:
O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Ayrton Luiz Bender
Médico Veterinário, especializado em produção de Ruminantes, Supervisor Técnico e na Tortuga há 18 anos.

Sobre a Tortuga:
A Tortuga, empresa pioneira de nutrição e saúde animal, é a maior indústria de suplementos minerais do País e uma das maiores do mundo. A qualidade e eficácia são marcas registradas dos produtos da Tortuga, que possuem total rastreabilidade e atendem produtores da pecuária (corte e leite), suinocultura, avicultura (corte e postura), equinocultura, ovinocultura e caprinocultura.

Programa  Palestrantes Palestrantes