Reposição Fêmea Nelore – 04/09/07
4 de setembro de 2007
Fazenda São Joaquim vence etapa em Colatina (ES) do Circuito Boi Verde
6 de setembro de 2007

Sumário PAINT Consolidado 2007, da Lagoa, traz 307 reprodutores e novo índice que identifica os melhores touros para o segmento de cria

A Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, lança a edição 2007 do Sumário PAINT Consolidado, que este ano traz 307 reprodutores, selecionados entre mais de 20 mil bovinos integrantes do PAINT, o programa de melhoramento genético da empresa. A edição 2007 do Sumário, identificado com a sigla "O GPS do Nelore", em referência ao equipamento de posicionamento global, também traz inovações, como índice de Retorno Maternal, que identifica touros ideais para os pecuairstas que atuam no segmento de cria.

A Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, lança a edição 2007 do Sumário PAINT Consolidado, que este ano traz 307 reprodutores, selecionados entre mais de 20 mil bovinos integrantes do PAINT, o programa de melhoramento genético da empresa. A edição 2007 do Sumário, identificado com a sigla “O GPS do Nelore”, em referência ao equipamento de posicionamento global, também traz inovações, como índice de Retorno Maternal, que identifica touros ideais para os pecuairstas que atuam no segmento de cria.

A publicação, lançada oficialmente durante o Show de Genética da Lagoa, evento simultâneo à Reunião Anual do PAINT, em agosto, reúne todas as informações dos sumários PAINT, Aliança, CFM, EMBRAPA, PMGRN – Nelore Brasil e IZ (Instituto de Zootecnia de Sertãozinho), e, neste ano, também foram incorporadas ao banco de dados informações provenientes dos testes de performance realizados pela equipe técnica do PAINT, aumentando a abrangência das análises.

Na edição impressa estão 307 reprodutores que atenderam a todos os rigorosos critérios estabelecidos pelo comitê técnico do PAINT, que figuram entre os mais de 27 mil reprodutores com progênie avaliada no banco de dados do PAINT. “Trata-se, portanto, de um documento de grande utilidade para toda a pecuária nacional pelo volume e qualidade das informações reunidas, pela sua abrangência e pela representatividade no cenário produtivo da pecuária de ciclo curto”, explica Marcelo Almeida, gerente do PAINT.

Uma importante inovação do Sumário PAINT Consolidado 2007 é a publicação de um novo índice, o RMat (Retorno Maternal), voltado aos pecuaristas que procuram reprodutores que verdadeiramente influenciam a formação de um rebanho e deixam suas marcas na progênie, definindo o perfil produtivo de uma população. “Esta inovação é muito conveniente na atual situação da pecuária nacional, uma vez que vivemos um período claro de recuperação do segmento de cria”, ressalta Almeida.

Entre os muitos destaques da Lagoa no Sumário, Marcelo Almeida destaca PAINT Esteio. “Ele é o primeiro colocado entre mais de 27 mil touros avaliados. Também destaco o PAINT Impacto e PAINT Athenas, reprodutores que foram selecionados, ou seja, escolhidos dentro da população do PAINT, e hoje já contam com progênies avaliadas e se colocam entre os melhores animais com avaliação de todo o Brasil”. Dos 20 melhores touros classificados no Sumário, 9 estão em coleta na Lagoa: PAINT Esteio; CFM Ímpar; CFM Juazeiro, Van Bastem, AJ 8539 – Gurila da Olinda; PAINT Impacto; CFM Hebraico; Backup e CFM Halteres.

“O Sumário representa a finalização de mais um ciclo de produção e é a materialização do esforço e trabalho de muitas pessoas. É uma pequena contribuição à pecuária nacional com o intuito de dividir com toda classe produtora os resultados práticos aplicáveis à realidade de cada criador, constituindo-se em um documento que comprova a importância e a necessidade de aplicarmos tecnologia à produção”, finaliza o gerente do PAINT.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress