Mercado Físico da Vaca – 10/06/09
10 de junho de 2009
Mercados Futuros – 12/06/09
15 de junho de 2009

Substituição de milho por sorgo “alto tanino” no confinamento de bovinos de corte

A utilização de milho como fonte de energia em dietas de bovinos de corte confinados tem um papel essencial na produção e eficiência final do sistema. Os grãos de cereais têm grande participação na formulação final dessas dietas, interferindo diretamente no custo final das rações. Uma das alternativas para diminuição dos custos finais do processo é a produção de grãos na propriedade. Dentro dessa perspectiva, temos o sorgo como uma boa alternativa de produção, por possuir menor custo final de produção por tonelada que o milho.

A utilização de milho como fonte de energia em dietas de bovinos de corte confinados tem um papel essencial na produção e eficiência final do sistema. Os grãos de cereais têm grande participação na formulação final dessas dietas, interferindo diretamente no custo final das rações. Uma das alternativas para diminuição dos custos finais do processo é a produção de grãos na propriedade. Dentro dessa perspectiva, temos o sorgo como uma boa alternativa de produção, por possuir menor custo final de produção por tonelada que o milho e, no caso do sorgo com alto teor de tanino (AT), diminuir bastante a perda por ataque de pássaros, fator gerador de perdas significativas na maioria dos estados brasileiros. Porém, as altas concentrações de tanino nos grãos de sorgo podem diminuir a digestibilidade da dieta total, levando a queda de desempenho dos animais.

O uso da associação de diferentes grãos de cereais pode apresentar efeitos positivos no desempenho de bovinos confinados, como demonstrado em alguns trabalhos de pesquisa. O efeito associativo positivo foi demonstrado por Larraín et al. (2007) com a substituição de 35% do milho da dieta por sorgo AT.

Larraín et al. (2009) avaliaram os efeitos da substituição, total ou parcial (50%), de milho por sorgo AT em dietas de bovinos de corte confinados. Foram avaliados a ingestão total de matéria seca, o ganho de peso diário e a conversão alimentar de bovinos sem a inclusão de sorgo AT, substituição de 50% do milho por sorgo, ou a substituição total do milho por sorgo AT conforme tabela abaixo.

Tabela 1. Dietas experimentais com diferentes níveis de substituição do milho

Foram utilizados 33 bovinos cruzados Angus, adaptados durante 30 dias à dieta com alto grão, passando para as dietas experimentais após esse período. O sorgo AT utilizado possuía concentração de 53 mg de tanino por grama de grão. Ambos, milho e sorgo foram moídos com a mesma granulometria e incluídos em diferentes proporções dependendo do tratamento.

Os animais do tratamento Sorgo AT, com substituição total do milho por sorgo AT, apresentaram o menor peso vivo final dos tratamentos, tendo 40 kg a menos que o tratamento Milho (Tabela 2).

Não foram observadas diferenças de ganho de peso entre os tratamentos milho e mistura, (substituição de 50% do milho por sorgo AT), tendo apresentado ganhos de 1,86 e 1,80 kg/cab/dia para os animais do tratamento milho e mistura, respectivamente. Já os animais com substituição total do milho por sorgo AT apresentaram ganhos de 1,47 kg/cab/dia, evidenciando a significativa perda de peso causada pela substituição total de milho por sorgo AT (Tabela 2).

Apesar das diferenças observadas no ganho de peso e no peso vivo final dos diferentes tratamentos, não foi observada diferença na ingestão total de matéria seca, demonstrando queda na conversão alimentar quando da substituição total de milho por sorgo AT. As conversões alimentares foram de 19,3, 19,3 e 16,6 g/100g matéria seca para os tratamentos Milho, Mistura e Sorgo AT, respectivamente (Tabela 2).

Tabela 2. Peso vivo final, desempenho, ingestão de matéria seca e conversão alimentar dos diferentes tratamentos

Os resultados nos mostram que a substituição de até 50% do milho da dieta por sorgo AT em dietas de bovinos de corte confinados, não afetam a ingestão de alimentos, conversão alimentar, ganho médio diário e o peso vivo final.

Referências bibliográficas

LARRAÍN, R.E.; SCHAEFER, D.M.; ARP, S.C.; CLAUS, J.R.; REED, J.D. Finishing steers with diets based on corn, high-tannin sorghum, or a mix of both: Feedlot performance, carcass characteristics, and beef sensory attributes. J. Anim. Sci., v. 87, p. 2089-2095, 2009.

LARRAÍN, R.E.; RICHARDS, M.P; SCHAEFER, D.M. Growth performance and muscle oxidation in rats fed increasing amounts of high tannin sorghum. J. Anim. Sci., v. 85, p. 3276-3284, 2007.

13 Comments

  1. Ronaldo Mendonça dos Santos disse:

    Muito bom o artigo! Gostaria de saber, quando utilizamos o sorgo na forma de silagem e comparamos com o milho silagem ou na forma de silgem de grãos umidos será que poderíamos trabalhar com a substituição de 100% do sorgo pelo milho, em animais de médio à alto desempenho, há diferenças significativas quanto ao desempenho dos animais (produção de leite, ganho de peso, etc)?

    Atenciosamente,
    Ronaldo Mendonça dos Santos.

  2. André Alves de Souza disse:

    Prezado Ronaldo,

    Você não deve substituir 100% do milho por sorgo, esses valores devem ser no máximo de 70-80% de substituição sem ocorrer perdas no desempenho.

    Grande abraço!

  3. Joao Mario Geralde Passanezi disse:

    O que devo entender por milho quebrado?? Seria milho passado no triturador sem peneira ou o quebradinho de milho, peneira 4 ou 5 que se encontra no mercado?? Se for quebradinho ele é menos energético que o milho grão e com certeza o desempenho do milho grão iria alterar os resultados de sua pesquisa.

  4. André Alves de Souza disse:

    Prezado João Mário,

    No trabalho em questão milho quebrado significa o milho quebrado em 4 partes, equivalente a moagem grosa, ok?

    Forte abraço!

  5. Juliano Rech disse:

    Muito bom a comprovação dessa experiencia, diminue consideravelmente o custo destinado a ração balanceada sem cair a taxa de desempenho do processo quanto ao ganho de peso animal, porém ficou uma dúvida, quando o Sr. fala em “Sorgo Alto Tanino”, o que quer dizer? Todo sorgo tem essa caracteristica ou é uma caracteristica peculiar?

    Desde já agradeço,

    Juliano Rech

  6. André Alves de Souza disse:

    Prezado Juliano,
    A presença do tanino nos grãos de sorgo são variáveis, sendo que quanto maior for essa concentração, mais “resistente” é essa planta, e menor o ataque de pássaros. Para monogástricos o tanino é um fator anti nutricional, havendo restrições para o seu uso. No trabalho apresentado as concetrações de taninos era alta, 51.3 mg/grama de grão.

    Grande abraço.

  7. Alexandre Ricci Júnior disse:

    Olá gostaria de saber se posso substituir ou ao menos complementar um concentrado p/ gado leiteiro com o sorgo ? e se essa modificação alteraria a conversão e a produção dos animais!
    grato, Alexandre Ricci Júnior
    T.A/Zootecnia.

  8. RAFAEL FRANCISCO DE SOUZA MENESES disse:

    olá.. estou começando uma atividade com confinamento, mas não pretendo confinar gado em terminação, pretendo confinar gado mais novo, devido não ter muitos recursos, tanto financeiro como estrutaral(área). pretendo confinar macho ou fêmea na faixa de 12-15 meses. Queria uma opinião a respeito da nutrição, manejo e tempo desses animais no confinamento. Tenho silagem de milho disponivel para alimentação desses animais.
    Grato.

  9. CleiderLopes da Silva disse:

    Prezados Dr. Andre
    Gostaria de saber o teor de proteína do sorgo, e se , mistura à polpa cítrica e farelo de algodão seria base para uma boa ração , nesse momento de preço absurdo da soja, seria uma boa alternativa
    Obrigado

  10. André Alves de Souza disse:

    Olá Cleider,
    O tero de proteína do grão de sorgo é de aproximadamente 9% (proteína bruta), podendo ser utilizado na substituição ao milho e junto com a polpa cítrica, ou mesmo ao milho. A composição de sorgo e farelo de algodão, tem bom potencial para uma formulação bem balanceada.

    Forte abraço!

  11. Marco Antônio Bragantes disse:

    Dr. André, Boa Tarde…
    Estou com confinamento de 300 bois, percebi que eles vem caindo o peso, visualmente, a empresa que presta serviço da ração, deixou com que a peneira furasse e vieram grãos de sorgo inteiros, parte da ração o sorgo está inteiro, isso pode estar prejudicando no desempenho de peso desses animais ?… a base da ração é sorgo, ureia, núcleo e farelo de soja misturado ao volumoso de cana-de-açúcar.

    Grato pela atenção.

  12. André Alves de Souza disse:

    Olá Marco Antônio
    Não acredito que somente o fato de possuir grãos inteiros levaria a perda de peso, principalmente pela proporção e a inclusão de outros ingredientes.

    Grande abraço!

  13. alexandre alves bonneau disse:

    Parabens pelas explicaçoes!

plugins premium WordPress