Encarada como uma tendência do futuro, o mercado de “carne vegetal” segue em alta. Não à toa, a Tindle, responsável por um produto que parece frango, tem gosto de frango, mas é feito a base de plantas, acaba de anunciar um novo aporte histórico de US$ 20 milhões, o que elevou o valor de sua captação seed para US$ 30 milhões.
Anunciada na última terça-feira (13), a extensão do aporte seed da marca da startup de alimentos NextGen incluiu investidores como GGV Capital, Yeo Hiap Seng, Bits x Bites, entre outros. Com o financiamento, eles se juntam a Temasek e K3 Ventures, responsáveis pelo investimento anterior de US$ 10 milhões em fevereiro deste ano.
Aliás, segundo dados da consultoria americana especializada em startups Pitchbook, o primeiro investimento seed da Tindle já era considerado o maior de todos os tempos nesse modelo de financiamento para o segmento. Ao totalizar um montante três vezes maior que o investimento inicial, a startup dá um grande passo para liderar o setor nos Estados Unidos.
Rumo à liderança
Basicamente, a “carne vegetal” da Tindle tem alto teor de proteínas e fibras, com baixos valores de carboidratos em sua composição. Toda essa combinação resulta em um produto semelhante ao frango “de verdade”, mas sem o uso de modificações genéticas durante o processo para alcançar o resultado.
Com o aporte, a Next Gen deverá usar os recursos para estabelecer a marca Tindle pelos Estados Unidos. E não é pra menos: com faturamento anual de US$ 7 bilhões no ano passado, o mercado americano consolidou-se como o maior segmento de carne vegetal do mundo.
A ideia, inclusive, é que o financiamento faça a Tindle entrar na briga pelo mercado de carne vegetal, rivalizando com gigantes como Impossible Foods e Beyond Meat. “Já estamos estabelecendo nossas bases no país para estar no mercado nos próximos 12 meses, à medida que aceleramos nossa meta de nos tornar o líder mundial da categoria de frango a base de plantas”, reforçou Andre Menezes, cofundador e COO da empresa.
“A excelente resposta dos investidores, tanto novos quanto existentes, mostra a confiança em nossa tecnologia inovadora, modelo de negócios altamente escalável, experiências de sabor diferenciadas e a capacidade de nossa equipe de tornar a Tindle um líder de mercado nos Estados Unidos”, completou o executivo.
Expansão global
Mas, bem, o mercado americano não é o único interesse da Tindle. A startup de carne vegetal também mira expansões para Ásia e Oriente Médio. Até porque o produto da companhia já é vendido em Cingapura, Hong Kong e Macau, e pode ser encontrado em 70 restaurantes.
“Após o lançamento da Tindle, em março de 2021, expandimos para três mercados e esperamos estar em mais de cinco até o final de 2021 — marca que algumas empresas líderes não ultrapassam mesmo após anos de existência”, completou Menezes.
E ao que parece, o cenário deverá mostrar-se favorável para essa expansão. Isso porque, de acordo com o banco suíço UBS, o mercado global de proteínas vegetais deve crescer nos próximos anos, com a possibilidade de atingir um faturamento de US$ 85 bilhões até 2030.
Fonte: Exame.