Venda de centenária produtora de carnes deve ser barrada na Austrália
2 de maio de 2016
Governo argentino lança aplicativo com resultados de abates para celular
2 de maio de 2016

SP deve ser último Estado a ser área livre de aftosa sem vacinação,diz Secretaria

Apesar de não ter casos de febre aftosa há 20 anos, São Paulo deve ser o último Estado do País a se tornar área livre da doença sem vacinação, o que deve ocorrer em todo o Brasil e na América Latina até 2020. A avaliação é da própria Secretaria de Agricultura de São Paulo e leva em conta, principalmente, o fato de o Estado ser uma área de trânsito de bovinos de outros regiões para terminação e abate.

“São Paulo tem 4% do rebanho, mas 24% dos abates do País, com grande migração de animais de Estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Por isso, é necessária a cautela”, disse o secretário de Agricultura paulista, Arnaldo Jardim.

De acordo com o coordenador de Defesa Agropecuária, Fernando Buchala, o processo para o reconhecimento de área livre começará com a adoção de um plano de mitigação para que haja uma retirada gradual da vacinação contra a aftosa no Estado.  Ele avalia que a retirada da vacinação será um processo lento e gradativo e ainda precisará de monitoramento de outros Estados, principalmente os fornecedores de animais para São Paulo.

Ainda segundo Buchala, o próximo passo do País será conseguir o reconhecimento de área livre de aftosa com vacinação para os Estados da Região Norte do Brasil, que ainda são considerados áreas com risco desconhecido. Isso deve ocorrer na reunião da Organização Internacional de Epizootias (OIE), no mês que vem.

Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint,

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress