Levantamento de índices técnicos associados à produção de silagens de gramíneas tropicais nas regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil
16 de maio de 2002
Custo elevado reduz expectativa de confinamento de bois em 2002
20 de maio de 2002

Sombrear ou não sombrear?

A dica dessa semana de dica não tem nada … é dúvida da semana !

Depois de olhar muito para essa e outras fotografias com o mesmo tema, decidi usar esse espaço para sugerir uma enquete e ao mesmo tempo uma discussão no fórum do site sobre o sombreamento para gado de corte.

Parece claro que, mesmo para o gado nelore (disparado o mais adaptado ao nosso clima tropical), a sombra nos pastos é sinônimo de conforto e, desde que suas necessidades nutricionais estejam satisfeitas, os animais demonstram clara preferência em permanecer sob proteção das árvores nas horas mais quentes do dia.

Mas, e quanto ao desempenho? Será que ele melhora se colocarmos, por exemplo, sombrite em pastos desprovidos de árvores como ocorre com vacas leiteiras? As opiniões são, por vezes, bastante controversas …

Vários técnicos têm opinião de que isso poderia diminuir o consumo de alimentos e piorar a engorda. A maioria dos confinamentos não utiliza sombra, mas não sei até que ponto isso ocorre por ter os confinamentos começado em regiões com secas de temperatura mais baixa.

E com cria? Será que as vacas não teriam uma vida útil mais longa com o sombreamento?

Para não ficar sem… a dica da semana é expor sem compromisso as “experiências” e os pontos de vista para que possamos ter uma melhor opinião sobre esse e outros temas de relevância que a pesquisa ainda não elucidou.


ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br

6 Comments

  1. Vagner Guasso da Costa disse:

    Considero que o sombreamento para bovinos de corte é válido, especialmente em cruzados, e mais ainda na engorda, pois nota-se a olho nas épocas mais ensolaradas do verão uma diminuição da procura por pasto, apenas pela falta de alguns minutos de sombra geralmente usados para remastigar os alimentos.

  2. edival souza de oliveira junior disse:

    Sou criador de bovinos, e acho que o sombreamento para animais não confinados não é muito necessário na época do inverno.

  3. ODIMAR CARNEIRO disse:

    Você comeria mais por estar no sol ou na sombra?

    Quem está de estômago cheio come além de sua capacidade por estar no sol?

    Será que é melhor ruminar no sol ou na sombra?

    Sombra e água fresca fazem bem a qualquer mortal.

    Engorda mais,quem está tranquilo e na sombra.(Se possível,também com os burros na sombra)

    Para pensar………..!!!

  4. Aluisio de Alencastro Filho disse:

    Eu acho que sobra é válido independente da raça que estamos usando. Foi feito uma tese de Doutorado na Fazu em Uberaba sobre sombra para bovinos. Colocaram animais nelore e mestiços, os animais que mais ficaram na sombra foram os nelores. Mas eu eu acho que a sombra é importante pois algumas raças podem precisar e alguns animais se estressam com o sol, os animais saem da sua zona de conforto térmico.

  5. Marcos Murilo Gonçalves disse:

    Sem dúvidas o Nelore é o mais adaptado às nossas condições, mas de sombra, não restam dúvidas, seja britânico, sintético ou zebuíno, até Nelore. Acreditem neloristas, todos querem e preferem sombra, pois sombra significa “bem-estar animal” que corresponde à produtividade.

  6. Jacques Nogueira Porto disse:

    Gostei das observações do Sr. Odimar Carneiro.

    Sem dúvida alguma, a sombra é benéfica para todos os animais. Ela propicia o conforto térmico, diminuindo com isso, o gasto energético que o animal tem para manter a temperatura corporal estável, e conseqüentemente, ganhar mais peso.

plugins premium WordPress