Fort Dodge traz especialista em manejo racional de bovinos para jantar de negócios em Alagoas
23 de setembro de 2008
ARG: produtores rurais ameaçam retomar protestos
25 de setembro de 2008

Sisbov: Luiz Carlos Meister destaca que possíveis mudanças visam agilizar o processo

Nesta quinta-feira (25), acontece em Bruxelas, na Bélgica uma reunião entre membros do Comitê do Sisbov (Sistema Brasileiro de Identificação de Bovinos e Bubalinos) e o Comitê Veterinário da União Européia. Para o membro do comitê e consultor técnico da Famato, Luiz Carlos Meister serão mudanças importantes que "vão agilizar o processo, deixando mais rápido e dinâmico a sistemática de rastreabilidade" e onde toda a cadeia produtiva sairá ganhando.

Nesta quinta-feira (25), acontece em Bruxelas, na Bélgica uma reunião entre membros do Comitê do Sisbov (Sistema Brasileiro de Identificação de Bovinos e Bubalinos) e o Comitê Veterinário da União Européia.

“A transparência na auditoria é fundamental para que se caracterize a rastreabilidade em nível de propriedade e nos frigoríficos junto aos órgãos de defesa sanitária animal nos estados, fazendo com que o número real na propriedade seja o mesmo da base nacional de dados (BND)”, frisa o membro do comitê e consultor técnico da Famato, Luiz Carlos Meister.

A reunião com representantes da União Européia é extremamente oportuna porque permitirá revisar alguns pontos e debater as sugestões colocadas pelo governo, indústria e produtor. Dessa reunião internacional sairão os ajustes finais para a elaboração de uma nova instrução normativa a ser instituída. “Esse é o escopo da proposta, mas é claro que poderão ser incluídas novas sugestões para a boa condução e manutenção do processo de certificação dos estabelecimentos rurais que estiverem aprovados no País”.

Para o representante da Famato serão mudanças importantes que “vão agilizar o processo, deixando mais rápido e dinâmico a sistemática de rastreabilidade” e onde toda a cadeia produtiva (dentro e fora da porteira) sairá ganhando.

Luiz Carlos Meister, informa que o comitê técnico do Sisbov foi instituído para apresentar propostas e sugestões que possam colaborar para a melhoria operacional da Instrução Normativa Nº 17 de 13 de setembro de 2007. Conforme o consultor, o comitê reuniu-se por quatro meses para a análise de toda a sistemática da rastreabilidade bovina e bubalina vigente até agora.

“Nesse período foi feita análise pormenorizada com testes de aplicação de uma nova sistemática tanto nas propriedades, como nos frigoríficos. Essa análise foi encaminhada ao Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento (Mapa) contendo mais de 30 sugestões que têm por objetivo desburocratizar e simplificar o processo de rastreabilidade bovina e bubalina no Brasil”, diz Meister, acrescentando que, o processo atual exige mais do que a União Européia recomenda para seu sistema o quê dificultou e desacreditou a implantação do sistema atual.

As informações são da Famato, resumidas e adptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Rodrigo Araújo de Souza disse:

    Prezados Senhores,

    As sugestões elaboradas pelo CTC (Conselho Técnico Consultivo) Grupo de Trabalho criado para sugerir e debater melhorias nas regras do atual SISBOV. Em reuniões no mês de Maio deste ano em Brasília-DF é de grande importância para a Rastreabilidade e Certificação brasileira de bovinos e bubalinos, os pontos abordados vem para simplificar o processo dando mais credibilidade ao sistema.

    Parabéns a FAMATO pela importância e força que vem dando a esse assunto, acreditamos que agora estamos sim no caminho certo, conquistando a credibilidade e confiança, tanto do mercado importador quanto dos produtores que vem respondendo de forma positiva ao trabalho das Certificadoras.

    Vale ressaltar também que as sugestões elaboradas não tiveram somente a participação do Governo. Indústria e produtores conforme destacado, teve também a participação muito grande das Certificadoras Localiz@, representada pelo Sr. Ricardo Amaral e SBC representada pelo Sr. Luiz Henrique, onde a maioria das sugestões foi colocada por elas, em virtude de estarem todo dia frente a frente com as dificuldades do campo, as Certificadoras contribuiu e continua contribuindo para que o sistema tenha a credibilidade devida; nós estamos desenvolvendo um trabalho muito sério, de orientação e de fiscalização, porém mais uma vez vale ressaltar que o resultado disso não é mérito somente das Certificadoras é também do trabalho de fiscalização desenvolvidos pelo MAPA-SISBOV, esperamos que a SFA continue e intensifique cada vez mais esse trabalho, isso fortalece o trabalho das Certificadoras.

    Atenciosamente,

plugins premium WordPress