Feno em pé: alimento para a seca
24 de janeiro de 2008
Friboi estima faturamento de R$ 25,5 bilhões em 2008
28 de janeiro de 2008

Sisbov e trânsito animal são discutidos em reunião com o secretário de Defesa Agropecuária

Representantes do setor produtivo ouviram, nesta quarta-feira (23), no auditório da Sociedade Rural Brasileira em São Paulo, um relato da viagem do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, à Europa, onde foram assinados dois importantes acordos sanitários com a Espanha e a Rússia. O secretário também ouviu sugestões e tirou dúvidas dos produtores de carne em relação ao Sisbov.

Representantes do setor produtivo ouviram, nesta quarta-feira (23), no auditório da Sociedade Rural Brasileira em São Paulo, um relato da viagem do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, à Europa, onde foram assinados dois importantes acordos sanitários com a Espanha e a Rússia.

O secretário também ouviu sugestões e tirou dúvidas dos produtores de carne em relação ao Sisbov. Segundo Kroetz, atualmente, cerca de 250 mil bovinos são inseridos por dia no sistema que garante a rastreabilidade do rebanho dos Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras). Outra informação do secretário é sobre a Guia de Transporte Animal eletrônica (GTA) que já está sendo testada em alguns estados.

A integração total da GTA eletrônica ao Sisbov está prevista para ser efetivamente implantada a partir de 31 de janeiro. “A GTA eletrônica dará muito mais agilidade ao sistema. Antes de imprimir a GTA, o estabelecimento de destino já estará informado sobre o número de animais que vão desembarcar”, explicou Inácio Kroetz.

O secretário falou aos produtores das exigências cada vez maiores do mercado para a compra da carne brasileira e disse que o novo Sisbov veio para ficar. “O próprio mercado está selecionando de quem ele quer importar”, disse Kroetz.

Em relação à lista que será encaminhada à União Européia com os Eras habilitados a exportar carne, o secretário afirmou que em nenhum momento foi definido um número de estabelecimentos. Kroetz ainda destacou a força-tarefa realizada pelo Mapa e pelos Serviços Veterinários Estaduais para vistoriar a maior quantidade possível de Eras que serão incluídos na lista a ser apresentada em Bruxelas e publicada em veículo oficial da União Européia no dia 31 de janeiro. As informações são do Mapa.

0 Comments

  1. José Leonardo Montes disse:

    Seria de grande valia se realmente o prazo para habilitar as propriedades fossem certos, pois foram feitas vistorias em Goiás, de todas as propriedades em uma semana, sendo que as vezes só era encontrado a mulher do caseiro da fazenda e o fiscal por falta de tempo a entrevistava, sendo que todas as informações estavam totalmente desencontradas, números de animais, estoques de insumos, e eventos sanitários.

    Fiscais despreparados, mudanças de última hora nas regras, são coisas que deixaram a desjear como é o sisbov desde sua criação. Até hoje nunca encontrei alguém que fale a mesma língua em rastreabilidade.

    Senhor secretário, será que não está na hora de rever os invês e começarmos a falar em português no sisbov, pois propriedades no Brasil são bem extensivas e não criamos animais em cocheiras para serem auditados da noite para o dia.

plugins premium WordPress