Frigorífico em MG planeja retomar abate de cavalos ainda este ano
27 de outubro de 2013
Charolês: se destaca por sua estrutura óssea, muscular e por sua precocidade [Projeto Raças]
27 de outubro de 2013

Sindicato Rural de Três Lagoas/MS: É importante mantermos nossa atividade produzindo, o mundo precisa de alimentos [Pascoal Secco]

Visando reunir e aproximar os responsáveis pelos sindicatos rurais dos municípios que possuem os maiores rebanhos de bovinos no Brasil, bem como uma ótima oportunidade para troca de conhecimento, compartilhamento de ideias, acertos e erros, o BeefPoint realizou uma série de entrevistas com os presidentes destes sindicatos, o resultado será divulgado nos próximos dias e você confere aqui!

Os sindicatos foram listados com base nos levantamentos do IBGE de 2012.

Confira a entrevista com Pascoal Luiz Secco, presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas/MS.

Radicado há 40 anos em Três Lagoas/MS, Pascoal Luiz Secco se dedica a pecuária e a produção de uvas. É presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, o qual foi fundado em 02/05/1953 como Associação Rural de Três Lagoas, em só então, em 1967 transformou-se em um Sindicato Rural. Possuidor de um Parque de Exposição em local privilegiado, no qual promove feiras relacionadas ao setor todo mês de junho, com uma exposição de animais e cavalos da raça Crioulo, das mais fortes do estado. Participa hoje de 2 movimentos ligados ao setor:

  • Sindicato Forte

Visa aproximar os Sindicatos Regionais da Costa Leste, para identificar e apresentar sugestões para a pecuária regional.

  • Líder MS II

Consiste no conhecimento do direito institucional, relacionamento interpessoal, motivação de equipe, diagnóstico relativo aos problemas das instituições da qual o aluno faz parte e execução de projetos para mitigar ou alcançar os objetivos almejados a partir do levantamento do capital humano, capital físico e financeiro da instituição.

BeefPoint: Quais os principais desafios de sua região em relação a pecuária de corte?

Pascoal Secco: Produzir com sustentabilidade, encarar os desafios exigidos pela pecuária moderna, que é produzir mais em menos espaço, o avanço das florestas de eucaliptos e seringueiras e o monopólio dos frigoríficos.

BeefPoint: Quais as vantagens de sua região frente ao mercado e a produção de pecuária?

Pascoal Secco: Boa localização geográfica, ficando a 680 km da cidade de São Paulo, em rodovia dupla, além da presença de hidroelétricas, termoelétricas e navegação fluvial na região. Sindicato atuante junto a Governadoria do Estado, em relação a  logística de estradas dentro do Estado, principalmente em nossa região, conquistamos o asfalto de Três Lagoas para Inocência, como para outras cidades, isso gerou bem-estar e segurança.

BeefPoint: O que os pecuaristas de sua região tem feito de interessante que pode servir de exemplo para os demais pecuaristas brasileiros?

Pascoal Secco: O pecuarista está buscando diversificação em suas áreas, adotando sistemas sustentáveis, introdução de florestas, de eucaliptos e consórcio de lavoura-pecuária em algumas áreas.

BeefPoint: Quem é o pecuarista pioneiro da sua região, que você mais admira pelo trabalho de longa data que vem fazendo para estimular e desenvolver a pecuária na região?

Pascoal Secco: Como pecuarista pioneiro podemos citar o Sr. Cláudio Fernando Garcia de Souza (Cláudio Totó) que prima em zelo e capricho em suas propriedades, seus 52 anos de Seleção Nelore PO, o Guzerá com 15 anos de seleção, adquirido da Usina Quissama com 70 anos de seleção, foi um dos fundadores desse Sindicato, parceiro e amigo.

BeefPoint: O que o Sindicato tem feito para motivar os pecuaristas a frequentá-lo?

Pascoal Secco: Ações voltadas ao setor agropecuário, buscando informações, por meio de projetos como, o “Mais Pastagens” e cursos de capacitação palestras e parcerias com o SENAR e Embrapa, como no Projeto São Mateus, em parceria com o Sindicato, consistindo o projeto nas URT (Unidade de Referência Tecnológica), ILPF (Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta) para validação e difusão das tecnologias para viabilidade econômica da pecuária na região, sendo realizado anualmente um dia de campo para mostrar os resultados.

BeefPoint: Qual serviço, produto ou atendimento o sindicato oferece aos pecuaristas do município que você considera mais importante/relevante para o sucesso do produtor?

Pascoal Secco: Buscar e divulgar informações, palestras relativas ao setor pecuário, através de nosso jornal (cujo nome é “Pauta Rural”), via site (www.srtl.com.br) e divulgações via imprensa.

BeefPoint: Quais os principais desafios do Sindicato?

Pascoal Secco: Manter o pecuarista na atividade buscando diversificações nas atividades ligadas ao setor agropecuário.

BeefPoint: Qual instituição você admira por fazer um excelente trabalho?

Pascoal Secco: Sistema Famasul, na qual vemos um excelente trabalho em prol do nosso agronegócio, atuando nas questões indígenas em nosso Estado, fortemente presente nas esferas estaduais e federais, junto com a CNA, buscando fortalecer o nosso produtor rural.

BeefPoint: O que o Sindicato implementou de diferente em 2012-2013 para os pecuaristas?

Pascoal Secco: Procuramos trazer o programa “Mais Pastagens”, implantando em 15 propriedades. Nesse programa é feito um diagnóstico de cada propriedade pelos técnicos do SENAR oferecendo tecnologias da EMBRAPA para o produtor desenvolver seu projeto.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente para facilitar a produção da pecuária em sua região?

Pascoal Secco: Levar ao produtor informações necessárias a uma pecuária sustentável, através da IATF (inseminação artificial em tempo fixo) e/ou IA (inseminação artificial), buscando resultados em genética, cruzamento industrial e ganhos em precocidade, mostrando que um bom gerenciamento faz a diferença.

BeefPoint: Qual seu recado para os produtores da sua região?

Pascoal Secco: É importante estarmos atentos, sermos perseverantes, mantermos nossa atividade produzindo, o mundo precisa de alimentos.

Confira o trabalho de outros sindicatos rurais do Brasil

Sindicato Rural de Campo Grande/MS: o seu problema é nosso problema [Oscar Stuhrk]

Sindicato Rural de Paranaíba/MS: nossa pecuária hoje vive um momento que tem que haver um choque de gestão [Wilberto de Amaral]

Participe do maior evento da pecuária de corte brasileira! Inscreva-se para o BeefSummit Brasil!

CAMPANHA-BEEFSUMMIT---850x315

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress