Angus: produtiva a campo e carne com bons índices de marmoreio e capa de gordura espessa e uniforme [Projeto Raças]
3 de novembro de 2013
Luiz Witzler (Alemão): deveríamos ter um sistema de garantia de gado criado a pasto no Brasil, similar ao da Austrália
3 de novembro de 2013

Sindicato Rural Alegrete/RS: único no Brasil que funciona como operadora de saúde, tendo um plano próprio para os sócios [Pedro Píffero]

Visando reunir e aproximar os responsáveis pelos sindicatos rurais dos municípios que possuem os maiores rebanhos de bovinos no Brasil, bem como uma ótima oportunidade para troca de conhecimento, compartilhamento de ideias, acertos e erros, o BeefPoint está realizando uma série de entrevistas com os presidentes destes sindicatos, cujo resultado será divulgado nos próximos dias e você confere aqui.

Os sindicatos foram listados com base nos levantamentos do IBGE de 2012.

Confira a entrevista com Pedro Pires Píffero, presidente do Sindicato Rural de Alegrete/RS.

Agropecuarista e filho de produtores rurais em Alegrete, Fronteira Oeste do RS. É zootecnista, formado no ano de 1993, pela PUC de Uruguaiana. Há trinta anos atua na atividade da agropecuária e há 12 atua na política de classe. Participou no ano 2006-2007 da Comissão de Bovinocultura de Corte da FARSUL, entre 2008 e 2010 atuou como vice-presidente do Sindicato Rural de Alegrete e há 3 anos é presidente desta entidade.

Também acumula o cargo de diretor vice-presidente da FARSUL, coordenador da Regional I da FARSUL (composta por 8 municípios), regional esta que detém em torno de 16% do rebanho bovino do estado.

BeefPoint: Breve histórico do Sindicato e de projetos que este vem desenvolvendo para a pecuária.

Pedro Píffero: Em Alegrete aconteceu uma das primeiras exposições do estado, no ano de 1912. Em 2013, aconteceu a 71ª Exposição Agropecuária de Alegrete. A Expofeira de Alegrete se configura como uma das maiores do interior do estado do RS. Nesta edição, contabilizou 1.400 animais inscritos de 44 diferentes raças, entre bovinos, ovinos, aves e equinos, totalizando mais de 200 expositores de animais, máquinas, implementos e insumos agrícolas, veículos, comércios varejistas e outros, participando desta mostra, 28 municípios.

A cada ano o evento vem inovando, como por exemplo, em seu segundo ano, sedia a Vitrine Tecnológica da Carne e da Agroindústria, aos moldes da Expointer. Esta atividade tem o objetivo de mostrar ao público a importância de cada segmento até chegar ao prato do consumidor final.

A entidade promove, no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, 6 eventos oficiais durante o ano, além de sediar outros, como um remate semanal, sendo uma das praças mais importantes de gado em pé do estado. Dos oficiais, o sindicato promove em abril uma das maiores feiras de terneiro do RS, com média de 5.500 terneiros.

O SRA é o único no Brasil que funciona como operadora de saúde, tendo um plano próprio para os sócios do sindicato.

Presta diversos serviços aos sócios como:

  • Controle de talões de produtor rural
  • Departamento de pessoal
  • Newsletter semanal com informações agropecuárias (cotações de gado gordo, de invernar e arroz)
  • Promoção de mais de 170 cursos por ano, através do Senar – RS
  • Interlocução entre a classe e a sociedade organizada

BeefPoint: Quais os principais desafios de sua região em relação a pecuária de corte?

Pedro Píffero:  A região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul é alicerçada principalmente na pecuária de corte e lavoura de arroz. Com o avanço da soja na metade sul do estado, a área de pecuária vem diminuindo, já que esta cultura vem avançando nas áreas mais produtivas. Nesta região, a soja não teve um aumento significativo pelo fator clima, principalmente déficit pluviométrico, na época que a planta mais exige, sendo que a viabilização e a diminuição de risco na implantação de outras culturas como soja e milho têm sido a utilização de pivôs.

BeefPoint: Quais as vantagens de sua região frente ao mercado e a produção de pecuária?

Pedro PífferoAs raças europeias criadas possuem um grande diferencial na qualidade da carne produzida a pasto, principalmente sabor e maciez, características das raças que são adaptadas ao nosso ambiente.

BeefPoint: O que os pecuaristas de sua região tem feito de interessante que pode servir de exemplo para os demais pecuaristas brasileiros?

Pedro Píffero: Hoje em dia, a integração lavoura pecuária é um diferencial na nossa região e com isto, tem-se otimizado o maquinário, mão de obra e entre outros itens.

BeefPoint: Quem é o pecuarista pioneiro da sua região, que você mais admira pelo trabalho de longa data que vem fazendo para estimular e desenvolver a pecuária na região?

Pedro PífferoSr. Mario Belleza (produtor rural com 101 anos de idade e ex-presidente da Cooperativa Rural de Alegrete. Exemplo de liderança) e Dr. Ary Farias Marimon (ex-presidente do Sindicato Rural de Alegrete e ex-presidente da FARSUL).

BeefPoint: O que o Sindicato tem feito para motivar os pecuaristas a frequenta-lo?

Pedro PífferoPrincipalmente na política de representatividade, procurando defender as suas demandas, que nem sempre são atendidas pelos governos.

Prestação de serviços já comentados anteriormente, com foco na informação e estrutura do parque de exposição, proporcionando um espaço para comercialização dos seus produtos.

Parcerias com diversas entidades, visando o reconhecimento do agronegócio, já que na maioria dos municípios a maior parte do PIB vem deste setor.

BeefPoint: Qual serviço, produto ou atendimento o sindicato oferece aos pecuaristas do município que você considera mais importante/relevante para o sucesso do produtor?

Pedro PífferoComo a saúde, não só no estado, mas em todo Brasil, é muito cara, acredito que o Plano de Saúde tenha proporcionado ao produtor e sua família a continuidade na atividade. Sem o plano, com certeza ele deveria ter que desembolsar uma boa quantidade em dinheiro, ou até mesmo se desfazer de bens para pagar os custos com saúde.

Através da parceria com o SENAR, proporcionamos cursos técnicos para os produtores com o objetivo de capacitar produtores e colaboradores.

O sindicato oferece reuniões, palestras e seminários com assuntos ligados ao agronegócio.

Trabalho no desenvolvimento da pecuária leiteira do município com parcerias, com o objetivo de incentivar esta atividade como alternativa viável para pecuária familiar, que representa a maioria das propriedades do município, sendo esta atividade já instalada no município e em pleno desenvolvimento.

BeefPoint: Quais os principais desafios do Sindicato?

Pedro PífferoTer o seu espaço na sociedade como uma entidade que representa um setor tão importante.

Um trabalho que já estamos conseguindo é a união dos sindicatos da região com o objetivo de dar representatividade e fortalecimento da busca por alguma demanda, principalmente pecuária e arroz, que são atividades fortes na nossa região, consequentemente objetivos comuns.

A busca pela mão de obra especializada, que acompanhe as tecnologias usadas no campo, através de capacitação.

BeefPoint: Qual instituição você admira por fazer um excelente trabalho?

Pedro PífferoAdmiro as instituições focadas no conhecimento técnico, principalmente aquelas direcionadas ao agronegócio, por isto não é uma só. No nosso município temos o Instituto Federal, a UNIPAMPA e a URCAMP, que formam profissionais com conhecimento que proporcionará o desenvolvimento no agronegócio.

BeefPoint: O que o Sindicato implementou de diferente em 2012-2013 para os pecuaristas?

Pedro PífferoO Sindicato Rural de Alegrete intensificou um trabalho não só no município, mas também na região, com parcerias principalmente com outros sindicatos, para defender os interesses do produtor.

Também teve uma maior abertura e participação nos debates de assuntos importantes para a sociedade.

Viabilizou a participação de pequenos produtores na feira de terneiros, proporcionando uma melhor valorização pelo seu produto.

Em parceria com a Secretaria da Agricultura do município, fizemos reuniões no interior do município com a participação de outras entidades como IVZ, Brigada Militar, SENAR, representantes da indústria de carne, representantes do Banrisul (Banco do estado do RS), com a finalidade de levar informações até o produtor sobre projetos (ex. Mais Ovinos) e linhas de créditos específicas aos produtores rurais.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente para facilitar a produção da pecuária em sua região?

Pedro PífferoAlguns projetos práticos esbarram na política, mas com certeza é a busca pela verticalização, integração lavoura pecuária, buscando maior produtividade na mesma área e proporcionando o aumento de índices produtivos e reprodutivos, tais como a taxa de prenhez, que em nossa região, assim como no estado, é muito baixa, tendo espaço para melhorar.

Debater na base projetos que o governo acredita serem bons para o produtor, mas não o chama para formatar estes projetos, quando na sua maioria vem onerar o produtor, não trazendo nenhum ganho prático ao produtor.

Buscar maior proveito do aumento da agricultura com a disponibilidade de mais alimento.

BeefPoint: Qual seu recado para os produtores da sua região?

Pedro PífferoTemos que ser profissionais no que fazemos e ter cuidado com o uso de vários sistemas de produção, pois certamente seremos eficientes somente em um. O controle de custos é muito importante, mesmo o mercado colocando o preço no nosso produto, nós poderemos determinar o momento de vender. A sucessão familiar é um ponto que o produtor tem que dar mais importância, pois é o que vai determinar a continuidade da família na atividade.

Confira o trabalho de outros sindicatos rurais do Brasil

Sindicato Rural de Campo Grande/MS: o seu problema é nosso problema [Oscar Stuhrk]

Sindicato Rural de Paranaíba/MS: nossa pecuária hoje vive um momento que tem que haver um choque de gestão [Wilberto de Amaral]

Sindicato Rural de Três Lagoas/MS: É importante mantermos nossa atividade produzindo, o mundo precisa de alimentos [Pascoal Secco]

Sindicato Rural de Itaituba/PA: é importante reconhecer e valorizar os aspectos que constituem o mundo rural [Antonia Gurgel]

Sindicato Rural de Lavras do Sul/RS: pecuária rentável e sustentável, que visa respeitar o bioma pampa [Francisco Abascal]

Sindicato Rural de Cotriguaçu/MT: qualificação de funcionários e fortalecimento das organizações são propostas atuais [Arnaldo de Campos]

Participe do maior evento da pecuária de corte brasileira! Inscreva-se para o BeefSummit Brasil!

CAMPANHA-BEEFSUMMIT---850x315

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress