Categories: Novidades

Simpósio de Sustentabilidade & Ciência Animal (SISCA) acontecerá nos dias 15 e 16 de junho

O Evento

O Simpósio de Sustentabilidade & Ciência Animal (SISCA) é um evento promovido pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), por meio do seu Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) e do seu Centro Acadêmico Moacyr Rossi Nilsson (CAMRN).

O SISCA é o único evento nacional para tratar especificamente – sob o ponto de vista científico e prático – o tema da sustentabilidade aplicado à Ciência Animal.

A produção animal apresenta uma grande responsabilidade social e econômica no que se refere ao fornecimento de fibras e alimentos para a sociedade. Por outro lado, é uma atividade que apresenta uma forte inter-relação com o ambiente e com o homem de uma forma geral.

Dessa forma, a produção e a ciência dos animais passam a ser fortemente desafiados. O entendimento dessas relações e dessas demandas – visando não apenas o seu atendimento atual, mas também a prospecção de novas tendências -, é o objetivo principal do SISCA.

O evento acontecerá em dois dias, 15 e 16 de junho, na Cidade Universitária (USP) em São Paulo capital. O primeiro dia será dedicado a palestras e discussões conduzidas por acadêmicos e cientistas. O segundo dia será dedicado a apresentações de empresários, técnicos especializados e representantes de segmentos da sociedade.

O Tema

A palavra sustentabilidade propõe, para a sociedade moderna, um novo paradigma de desenvolvimento econômico: um ambiente onde a demanda por alimentos e bens de consumo – resultante do crescimento populacional acelerado – esbarra na escassez de um fator de produção finito: a terra.

Esse novo paradigma propõe um compromisso com as gerações futuras, em termos de assegurar a exploração dos recursos naturais – por parte dos sistemas agroindustriais – com responsabilidade tal que equilibre os aspectos econômicos, socioculturais e ambientais. Nessa visão as atividades e objetivos econômicos dos sistemas agroindustriais devem considerar os limites máximos tanto para o que se refere ao bem estar da sociedade, quanto para a utilização dos recursos naturais.

Isso não implica em retroceder ao status de desenvolvimento do sistema agroindustrial e da produção animal. É impensável o retorno aos modelos primitivos de agricultura executados pelos nossos ancestrais. Tampouco se deseja privar a população mundial dos benefícios alcançados pelo desenvolvimento da economia e responsabilizar os setores empresariais da produção animal pelos desafios que o tema propõe.

Assim, os sistemas de produção são desafiados a exercerem seu papel, de forma responsável e acrescentar aos seus objetivos os aspectos relativos ao desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade requer ações e atitudes que devem abranger o sistema agroindustrial como um todo e não concentrar as discussões de forma isolada nos sistemas de produção. Nesse contexto, cabe à produção a eficiência na utilização de recursos, ao cidadão uma atitude educada e à ciência a determinação dos reais parâmetros entre a suposição e os fatos.

Abaixo segue a programação detalhada do evento:

Para mais informações entre em contato pelo box abaixo:

Share

Recent Posts

Depois do AgroTalento, conheço meu faturamento e meus custos

Tarso Lang é natural de Santiago e é engenheiro agrícola.. Sua fazenda se localiza no município de Itacurubi. Sua relação… Read More

19 de fevereiro de 2020

Minerva Foods lucrou R$ 243 milhões no quarto trimestre

Impulsionada pela forte demanda asiática - especialmente da China -, a Minerva Foods reportou ontem um lucro líquido de R$… Read More

19 de fevereiro de 2020

Relatório do INAC mostrou que 18 de 25 frigoríficos uruguaios tiveram perdas em 2019

Em uma reunião tripartida realizada quinta-feira entre a indústria frigorífica e a Federação dos Trabalhadores da Carne e Afins (Foica),… Read More

19 de fevereiro de 2020

Crescente comércio de carne bovina da América do Sul tropeça por coronavírus

Os exportadores de carne da América do Sul, entre os maiores beneficiários de uma doença que mata porcos na China,… Read More

19 de fevereiro de 2020

Maturatta Friboi protagoniza churrasco que entra para o Guinness Book

Vinte e três mil porções de carne bovina servidas em oito horas. Essa é a marca que levou o BBQ… Read More

19 de fevereiro de 2020

JBS anuncia acordo para aquisição da Empire Packing nos Estados Unidos

A JBS S.A. comunicou que sua subsidiária indireta JBS USA celebrou um acordo de aquisição de participação acionária com a… Read More

19 de fevereiro de 2020