Marfrig reduz custos e capta US$ 850 milhões
12 de junho de 2014
Canadá anuncia financiamento de pesquisas pecuárias
12 de junho de 2014

Setor de carne bovina da Irlanda poderia ser “dizimado” pelo acordo entre UE e Mercosul

A determinação do presidente da Comissão Europeia, Manuel Barroso, de concluir o acordo com o bloco comercial da América do Sul, Mercosul, antes de deixar o cargo apresenta uma grande ameaça aos interesses da Irlanda, disse a membro do Parlamento Europeu irlandesa, Marian Harkin.

Ela disse que agora que as eleições do Parlamento Europeu terminaram, Barroso se engajaria em uma tentativa intensiva de alcançar um acordo com os países da América do Sul, pelo qual os interesses da agricultura irlandesa e europeia seriam sacrificados.
“Ninguém deveria ter ilusões quanto aos poderosos interesses industriais que estão fazendo um lobby pesado por um acordo entre UE e Mercosul que, a partir de agora, significaria níveis inaceitáveis de acesso ao mercado da UE para produtos agrícolas”.

As exportações de carne bovina da Irlanda, que são vitais, seriam dizimadas por quaisquer concessões que permitissem cortes de alto valor de carne bovina na Europa. “Quaisquer concessões à América do Sul e Estados Unidos sobre essa questão precisam ser fortemente rejeitadas”.
O bloco do Mercosul, que inclui Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, estão finalizando sua posição sobre o acordo iminente. Fontes de Bruxelas sugerem que a oferta poderia estar pronta até o final de junho.

A Associação de Produtores Rurais da Irlanda está pedindo ao Taoiseach, chefe de governo do país, que intervenha para evitar a conclusão sumária de um acordo comercial pela Comissão.

Fonte: independent.ie., traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress