JBS põe em operação mais duas unidades de bovinos
4 de fevereiro de 2015
MT: chuvas irregulares e abaixo do esperado
4 de fevereiro de 2015

No sertão do Piauí, seca e falta de recursos estimulam troca de animais por água

A severa seca que atinge o sertão do Piauí leva agricultores locais a trocar animais pela perfuração de poço tubular ou açudes, para driblar as dificuldades. Essa prática de troca, conhecida como escambo ou “barter”, não é recente na região, mas se acentuou nos últimos três anos com a falta de água e de liquidez.

É o caso de Alcides de Paulino, pequeno pecuarista, que trocou 83 cabeças de bodes e R$ 1.600 pela perfuração de um poço tubular de 80 metros de profundidade.

Dono da mais antiga fazenda do Piauí, o médico e agropecuarista Pedro Moreira Sobrinho recorreu à mesma prática para garantir a irrigação de 27 hectares de melancia.Em outra operação, ele entregou várias cabeças de gado bovino, cabras e suínos em troca de 200 horas de trabalho de trator para preparar tanques de peixe.

José Macambira fez o mesmo depois que 14 cabeças de gado morreram recentemente na seca. Trocou a perfuração de seu poço tubular por uma mistura de suínos e até jumentos, que têm cada vez menos valor no campo.

O principal operador na região é Herivelto Amorim, dono de perfuradora e de tratores. Além de poços, ele aciona seu trator para fazer açudes. “Eu ganho uns 30% a mais com a troca do que se recebesse em dinheiro. Recebo como pagamento, engordo em minhas terras, onde tenho capim suficiente, e depois vendo bem”.

Proprietário da fazenda Buritizinho, de 300 hectares, onde cria caprinos e bovinos, o agrônomo Celso Moreira e Silva nota que o pequeno pecuarista é quase condenado a essa desvantagem por causa dos problemas na cadeia produtiva da pecuária do Piauí.

Para o secretário de Agricultura de Oeiras, Jonas Alves dos Santos, tanto o produtor como os donos de implementos agrícolas acabam beneficiados pela troca. Ele acha que a prática evita também alguns perigos de vendas em dinheiro.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress