Foco de peste suína clássica é confirmado em Alagoas
10 de outubro de 2019
Primeiro levantamento da safra 2019/20 de grãos indica produção de 245 milhões de t
10 de outubro de 2019

Senadores americanos pedem revisão de aquisições da JBS nos EUA

Senadores americanos pediram que o Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês) revise a aquisição de companhias do país pela brasileira JBS.

Em documento encaminhado ao secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, os senadores Marco Rubio e Robert Menendez manifestaram preocupação com a permissão para a compra de companhias americanas por “empresas estrangeiras envolvidas em atos ilícitos”, especialmente a fundada pela família Batista. Na carta, os senadores citam o envolvimento da JBS em atividades classificadas como duvidosas.

A companhia brasileira fez uma série de aquisições nos Estados Unidos desde 2008, que incluiu empresas como Swift, Smithfied Foods e a Pilgrim’s Pride. “A crescente tendência de investimento estrangeiro em nosso sistema de alimentação demanda uma maior atenção e escrutínio para garantir a segurança alimentar da nação”, disseram os senadores no documento.

Os parlamentares alegaram, ainda, que as atividades da companhia brasileira no território americano tem implicações para a segurança nacional e o sistema americano de alimentação.

Os senadores lembraram a delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista, destacando propinas que teriam sido pagas a funcionários no Brasil para obter recursos para adquirir companhias nos Estados Unidos.

Rubio e Menendez também mencionaram, finalmente, as relações da JBS com “parceiros duvidosos” na Venezuela, assim como a proximidade com Diosdado Cabello, ex-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela. No passado, a JBS foi uma grande fornecedora de alimentos para os venezuelanos.

Senador pelo Estado americano da Flórida, o republicano Marco Rubio é um dos políticos americanos mais engajados contra o governo do venezuelano Nicolás Maduro.

Em resposta às críticas dos senadores americanos, a JBS argumentou que suas atividades nos Estados Unidos proporcionaram crescimento econômico em importantes comunidades agrícolas do país.

Atualmente, o mercado americano é o mais importante para a JBS. A empresa é uma das três maiores produtoras de carnes bovina, suína e de frango do país. A companhia tem planos de listar as ações de parte de suas operações na bolsa de Nova York.

Em alusão à delação premiada dos irmãos Batista, a JBS informou que “cooperou totalmente com as autoridades americanas, sempre de maneira transparente em relação aos eventos passados no Brasil. A companhia continuará cooperando e permanecerá à disposição para responder quaisquer novos questionamentos”.

Queda das ações

Na B3, as ações da JBS registraram a maior baixa do Ibovespa. Os papéis caíram 3,9%,fechando o pregão desta quarta-feira a R$ 29,45 na B3. O Ibovespa subiu 1,27%.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress