Carnes de frango e suína devem ganhar espaço no Natal
6 de dezembro de 2021
EUA não vão suspender importações de carne bovina do Brasil, diz secretário
6 de dezembro de 2021

Sem China, volume das exportações de carne bovina caiu 7,2%de janeiro a novembro

Com a suspensão do envio de novas cargas à China desde o início de setembro, em razão dos casos atípicos da doença da “vaca louca” identificados em Minas Gerais e Mato Grosso, e a decorrente forte queda dos embarques em outubro e novembro, o volume das exportações brasileiras de carne bovina acumulou queda nos primeiros 11 meses deste ano. 

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), as vendas totais de cortes do produto (in natura e processados) ao exterior somaram 1,716 milhão de toneladas de janeiro a novembro, 7,15% menos que em igual período de 2020. Graças ao aumento dos preços médios, a receita ainda cresceu 10% na comparação, para US$ 8,5 bilhões.

Apenas em novembro o tombo mais uma vez foi forte, como havia sido em outubro. O volume exportado ficou em 105,2 mil toneladas, 47% menos que no mesmo mês do ano passado, e a receita caiu 41%, para US$ 844,9 milhões. 

Principais destinos 

Responsável, em condições normais, por absorver cerca de 60% das exportações de carne do Brasil, a China se manteve como principal destino das vendas nos primeiros 11 meses do ano apesar do embargo. Comprou 928,8 mil toneladas no intervalo (pelo continente e por Hong Kong), segundo a Abrafrigo, mas com baixa de 13,3% ante o mesmo período do ano passado.

Em seguida aparecem os Estados Unidos, com 117,8 mil toneladas (aumento de 116,6%) e Chile, com 99,1 mil toneladas (alta de 21,3%). 

A expectativa no mercado é que nas próximas semanas a China emita mais algum sinal positivo sobre a suspensão definitiva do embargo. No dia 24 de novembro, o país asiático liberou a entrada de cargas brasileiras certificadas até 4 de setembro.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress