Categories: AgroTalento

Seja o melhor do mundo em gestão de pessoas na sua fazenda

Por que você precisa ser o melhor do mundo em gestão de pessoas na sua fazenda? Por que isso é muito mais fácil do que você imagina? Quando você entende isso, muda completamente seu jeito de pensar gestão de pessoas na sua fazenda.

Sim, você precisa ser o melhor do mundo. Mas do seu pequeno mundo, da microrregião onde você está inserido.

A grande maioria das pessoas que você vai contratar para sua fazenda são da sua microrregião. Elas não virão de outras cidades e estados distantes. Elas virão do mesmo município onde está sua fazenda.

Então, você não precisa ser o melhor do Brasil, mas sim, precisa ser o melhor no seu pequeno mundo. Você e sua fazenda precisam construir uma fama de que é bom trabalhar lá.

Quando você constrói essa fama hoje, ela se constrói muito mais rápido que no passado. Hoje essa fama não é mais boca a boca. É WhatsApp a WhatsApp, as coisas estão mais rápidas. Antes, se seu funcionário morava na fazenda, ia para a cidade a cada uma ou duas semanas, apenas. Então, ele interagia pouco com outras pessoas de outras fazendas.

Agora, ele está diariamente conectado no WhatsApp na maioria das vezes. Então, ele está se comunicando e interagindo de uma forma muito mais frequente. Assim, o WhatsApp acelerou isso. Se você tem uma fama ruim, ela se espalha rapidamente. O mesmo acontece com a fama boa.

Então, pense em como constrói uma fama boa e como melhora aos poucos. Você não tem que começar incrivelmente perfeito. Você tem que avaliar como está hoje. Avaliar se está acima da média. Avaliar se sua fama é boa e se você está dando passos para frente.

Tem uma série de coisas que você pode fazer. Um dos pontos chaves que a gente trabalha em gestão de pessoas é se importar de verdade. Avalie se você realmente se importa.

Você também pode perguntar para as pessoas que trabalham com você o que você já faz de melhor. E o que você pode fazer de diferente para melhorar ainda mais.

E você quer ter uma fama boa não com todo mundo, mas sim, com as pessoas que quer que trabalhem com você. Com as melhores pessoas no perfil que você está buscando. Se você tiver uma fama ruim com quem é encostado e preguiçoso, mas uma fama boa com quem é caprichoso e dedicado é maravilhoso. Porque você vai repelir pangarés e vai atrair puros-sangue.

Quando você começa a implementar mudanças e melhorias pequenas e aos poucos, envolvendo as pessoas, tem uma sensação de crescimento muito positiva. Você tem uma sensação de embalo. Esse embalo positivo é muito bom!

Você tem que ter a fama certa. E tem que cuidar de ser um lugar bom para trabalhar. Além de ser bom trabalhar com você. Isso para as pessoas que você quer que trabalhem com você. E não para qualquer tipo de gente.

Quanto mais pessoas alinhadas com esse propósito,  mais você vai atrair pessoas boas. Gente boa atrai gente boa. Tem um ditado caipira que fala: tatu cheira tatu. Quanto mais alinhado estiver, mais fácil será atrair novas pessoas.

O ponto chave aqui é que o melhor do mundo é o melhor do micromundo. É o melhor do seu pequeno mundo, da sua pequena região. Isso faz toda a diferença.

Comece a pensar em como se torna o melhor do seu pequeno mundo para pessoas de alto nível. Pessoas para as mais diferentes funções. Pessoas com boa índole e retidão.


This post was last modified on 5 de fevereiro de 2020 11:54

Share
Published by
Miguel da Rocha Cavalcanti

Recent Posts

Mudei de carreira e hoje tenho resultados expressivos na fazenda da família

Diogo Serpa trabalhava na construção civil e também na fazenda. Ele gostava mais de sua atividade na fazenda, mas se… Read More

18 de fevereiro de 2020

Os melhores hambúrgueres do mundo, escolhidos pelas estrelas da gastronomia

O humilde hambúrguer raramente ocupa um lugar nos restaurantes requintados tradicionais, mas para muitos dos melhores chefs é um dos… Read More

18 de fevereiro de 2020

Empresa russa começa a fornecer carne bovina para o Brasil

Brasil começou a receber as primeiras 13 toneladas de carne bovina, depois da autorização dada à Rússia em agosto de… Read More

18 de fevereiro de 2020

Balizador de Preços do Boi Gordo GPB – Boletim de 17-fevereiro-2020

== PS: Inscrições abertas para o AgroTalento 2020 O método simples e comprovado de você ter uma Fazenda Expressão: Lucro,… Read More

18 de fevereiro de 2020

CNA: VBP terá valor recorde em 2020

O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), que mede o faturamento bruto da atividade “dentro da porteira” deve alcançar valor… Read More

18 de fevereiro de 2020

Adidos agrícolas auxiliaram na abertura de mercado para produtos agropecuários em 2019

Em 2019, a atuação dos adidos agrícolas teve desempenho favorável nas negociações de acordos internacionais de comércio, na superação de… Read More

18 de fevereiro de 2020