‘Nunca se vai conseguir’ uma tabela justa de frete, diz ministra da Agricultura
25 de janeiro de 2019
Seguro rural deverá ser ampliado, afirma Tereza Cristina
25 de janeiro de 2019

Segmento da pecuária pressiona PIB, com queda de 0,16% em outubro

O PIB do agronegócio recuou 0,16% em outubro, segundo levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). No acumulado dos 10 meses de 2018 (janeiro a outubro), a renda do setor também foi negativa, com queda de 0,62%. Conforme o Cepea, a pressão veio da pecuária, que registrou queda de 1,18% em outubro, ante crescimento de 0,26% do setor agrícola. Nos 10 meses, o segmento pecuário recuou 10,9% ante alta de 3,85% do agrícola.

Ainda assim, as projeções para 2018 do PIB-volume do agronegócio, calculado pelo critério de preços constantes, seguem apontando crescimento em todos os segmentos. “O PIB-volume do agronegócio deve crescer 2,21% em 2018, com altas de 5,31% para insumos, de 0,97% para o segmento primário, de 2,33% para a agroindústria e de 2,56% para os agrosserviços”, disse o Cepea.

Em relação ao desempenho observado até outubro, os pesquisadores do Cepea/CNA dizem que o desempenho negativo se deve à elevação de custos de produção e “às quedas principalmente relacionadas à demanda em diversas atividades do ramo pecuário”. Eles citam o fechamento de mercados para a carne bovina, suína e de aves, o que influenciou nos preços.

“Porém, a disputa comercial entre China e Estados Unidos, além do câmbio favorável à elevação da competitividade da proteína brasileira no mercado externo, surtiu efeitos favoráveis às exportações da carne brasileira desde setembro, notadamente com destinação a mercados asiáticos, o que resultou em certa sustentação de preços de outubro”, destacaram.

Fonte: Estadão.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress