EUA iniciam segunda rodada de ajuda a agricultores na próxima semana
18 de novembro de 2019
Declaração de líderes do Brics reforça importância da sustentabilidade no setor agrícola
18 de novembro de 2019

Secretaria de Agricultura de SP desenvolve produto para auxiliar no combate a carrapatos em bovinos

Um produto natural com capacidade para combater os carrapatos em bovinos de forma eficiente e rápida foi desenvolvido pelo Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a empresa HYG System. O produto consegue eliminar cerca de 80% dos carrapatos na primeira semana de aplicação.

À base de óleos essenciais provenientes de plantas aromáticas, o produto foi desenvolvido em conjunto com a empresa HYG System, por meio de um termo de cooperação técnico-científico, mediado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IZ/APTA).

O diferencial do produto está em não utilizar nenhum composto sintético em sua formulação, além da ação rápida sobre os carrapatos. Outra vantagem está na aplicação localizada, pulverizando o produto onde há maior infestação de carrapatos.

Testes em laboratório apresentam 100% de mortalidade da fêmea, que nem chega a por ovos. “Quanto mais rápida a eliminação dos carrapatos, principalmente, das fêmeas que sugam o sangue do animal, mais rápida será sua recuperação de peso e de produtividade”, explica o farmacêutico responsável pela formulação, Leandro Rodrigues, que integra o projeto de pesquisa juntamente com as pesquisadoras do IZ,  Cecília José Veríssimo e Luciana Morita Katiki.

Outro diferencial é a ação sob todas as fases do carrapato. Após a aplicação do produto, as fêmeas ingurgitadas e demais fases dos carrapatos secam, de modo que não chegam a por ovos. “Com isso, há eliminação de grande parte da população, evitando a resistência dos carrapatos ao produto. A resistência é um dos grandes problemas para o controle do carrapato e este carrapaticida natural consegue driblá-la”, afirma o bioquímico Germano Scholze, proprietário da HYG System.

Os testes realizados pelo IZ mostram que o produto é eficaz e seguro para o animal e para o aplicador, se utilizado da maneira correta. Segundo Luciana Katiki, o produto tem como foco a sustentabilidade, por não deixar resíduos no ambiente. “O projeto é muito positivo, pois com esse trabalho de parceria priorizamos o desenvolvimento de um produto que seja usufruído de imediato pelos produtores, beneficiando, principalmente, os animais, por ser natural e com baixa toxicidade”, explica.

Segundo a pesquisadora do IZ, Cecília José Veríssimo, o carrapato do boi (Rhipicephalus microplus) traz grandes prejuízos à pecuária nacional, estimados  em  mais de US$ 3 bilhões por ano. O projeto mostra a importância de se desenvolver trabalhos em parcerias público-privada, que resultam em inovações para o setor de produção. “O novo produto pode revolucionar a pecuária brasileira, agregando valor ao setor produtivo, à pesquisa e à empresa parceira”, disse. O produto natural será uma importante opção que a pesquisa paulista disponibilizará aos produtores rurais de todo País.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress