Principais indicadores do mercado do boi – 21/09/11
21 de setembro de 2011
Famasul e sindicatos rurais mobilizam produtores da fronteira
21 de setembro de 2011

Seca prejudica pecuaristas em Mato Grosso do Sul

Você mora no MS ou conhece o estado? Como está a situação em sua região? Deixe mais detalhes sobre as conseqüências da seca no estado.

Apesar da chuva que caiu na região de Corumbá, em Mato Grosso do Sul na manhã dessa segunda, dia 19, o clima ainda continua seco. A sensação térmica é de quase 40ºC na sombra e quem vem sofrendo com essa alta nas temperaturas é o gado. Sem pastagens, muitos animais estão morrendo na região.

Na estrada que dá acesso à cidade é possível visualizar os prejuízos que a seca vem causando. O cenário fica dentro de uma das mais belas paisagens do Estado. Árvores do Cerrado misturam-se às pastagens extremamente secas.

Em uma fazenda da cidade, com cerca de 600 hectares, o pasto está totalmente seco, escasso, sem nutriente algum. O pecuarista Mercy Roberto Vilela tem fazenda na região e teve que manejar seu gado para áreas mais altas no período da cheia. Agora, com a seca, ele já perdeu cerca de 30 cabeças de gado.

Para o pesquisador da Embrapa Pantanal, José Anibal Comastre, uma das alternativas para evitar os prejuízos é suplementar o gado, pelo menos neste período de estiagem, já que faz parte do ciclo natural do Pantanal.

Fonte: Agência Safras, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress