USDA confirma caso de gripe aviária em granja de perus da Califórnia, EUA
28 de janeiro de 2015
MT: pecuária de corte alcança novo patamar de preços
28 de janeiro de 2015

Seca leva à revisão de área de plantio da safra na Argentina

O plantio da safra 2014/15 de soja na Argentina está virtualmente encerrado e, como no Brasil, os efeitos do clima seco preocupam, o que já motivou uma revisão na estimativa de área plantada na reta final da semeadura.

Levantamento divulgado pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires indicou que o plantio estava concluído em 98,2% da área prevista para a oleaginosa até quinta-feira passada. Entretanto, a estiagem, que recrudesceu desde o início do ano em parte das regiões produtoras, levou a bolsa a reduzir em 1% (200 mil hectares) sua previsão para a área plantada com soja, em relação à estimativa anterior, para 20,4 milhões de hectares. Se confirmada, será um crescimento de 2% na comparação com os 20 milhões de hectares do ciclo 2013/14.

Contudo, há condições bastante heterogêneas entre as regiões produtoras argentinas. No centro-norte do país, por exemplo, que abrange as províncias de Santa Fé e Entre Rios, o excesso de precipitações é que atrapalhou o plantio. Há registros, inclusive, de perdas parciais nas lavouras, de acordo com informações da Bolsa de Cereais.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) prevê uma colheita de 55 milhões de toneladas de soja na Argentina nesta safra 2014/15, volume que é um milhão de toneladas inferior ao do ciclo passado.

O cultivo de milho também está próximo de ser encerrado no país. De acordo com a Bolsa de Cereais, o país já semeou 91,6% da área prevista, de 3 milhões de hectares, queda de 21% ante 2013/14. Como milho e soja partilham as mesmas regiões de cultivo na Argentina, os problemas enfrentados por ambas as culturas são semelhantes em cada província. A Argentina deve colher 22 milhões de toneladas de milho na atual temporada, baixa de 12% em relação à anterior, nas contas do USDA.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress