Atacado – 11/03/10
11 de março de 2010
Mercados Futuros – 12/03/10
15 de março de 2010

Seara inaugura biodigestores para tratamento de dejetos

A Seara Alimentos S.A., do Grupo Marfrig, inaugura amanhã, dia 13, o maior sistema de biodigestores para tratamento de dejetos suínos do Brasil, em Diamantino/MT. O empreendimento evitará emissões de metano à atmosfera equivalentes a cerca de 73 mil toneladas de gás carbônico (CO2) por ano e adicionalmente, gerará energia suficiente para abastecer o complexo de suínos da empresa no local - que envolve 11 mil matrizes e 110 mil animais terminados/ano - e produzirá excedente necessário para suprir às necessidades de energia de uma cidade de 8.500 habitantes.

A Seara Alimentos S.A., do Grupo Marfrig, inaugura amanhã, dia 13, o maior sistema de biodigestores para tratamento de dejetos suínos do Brasil, em Diamantino/MT, um investimento de R$ 8 milhões.

O empreendimento evitará emissões de metano à atmosfera equivalentes a cerca de 73 mil toneladas de gás carbônico (CO2) por ano. A blindagem se equipara ao plantio e preservação de 15 milhões de árvores nativas ou 6.820 hectares de reflorestamento.

O projeto, concebido conforme os requerimentos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto (ONU), está em processo para ser registrado e já se encontra validado por uma Entidade Operacional Designada (EOD). Adicionalmente, gerará energia suficiente para abastecer o complexo de suínos da empresa no local – que envolve 11 mil matrizes e 110 mil animais terminados/ano – e produzirá excedente necessário para suprir às necessidades de energia de uma cidade de 8.500 habitantes.

“O sistema foi planejado para atender as mais rígidas exigências regulatórias em termos de preservação ambiental e será modelo para empreendimentos semelhantes no futuro”, explica Mayr Bonassi, diretor geral da Seara.

São duas as finalidades básicas do empreendimento da Seara em Diamantino: tratar os dejetos líquidos do complexo e purificar a água, que depois de purificada, cerca de 70% é reutilizada e 30% vai para fertirrigação.

As informações são do Diário de Cuiabá, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress