Mercado Físico da Vaca – 11/01/11
11 de janeiro de 2011
Mercados Futuros – 12/01/11
13 de janeiro de 2011

Sara Lee em jogo: consórcio pode ser opção para JBS

A formação de um consórcio com grupos de private equity está entre as alternativas que a brasileira JBS estuda para negociar a compra da norte-americana Sara Lee, com valor estimado em US$ 11 bilhões, disse nesta terça-feira (11) uma fonte próxima da negociação.

A formação de um consórcio com grupos de private equity está entre as alternativas que a brasileira JBS estuda para negociar a compra da norte-americana Sara Lee, com valor estimado em US$ 11 bilhões, disse nesta terça-feira (11) uma fonte próxima da negociação.

Ao comentar como a JBS financiaria uma transação dessa magnitude, a fonte afirmou que ainda é prematuro para se ter tal resposta, mas destacou que a entrada de parceiros no processo para a aquisição poderia interferir diretamente no montante de recursos que a JBS precisaria levantar.

Nesta semana veio à tona a informação de que grupos de private equity também querem comprar a companhia norte-americana, que atua em diversos países e é uma das líderes no varejo de café torrado e moído no Brasil, com as marcas Café do Ponto e Café Pilão.

Questionada sobre a possibilidade de a JBS integrar um consórcio para compra da Sara Lee, a fonte respondeu: “Isso pode ser uma alternativa, evidentemente que eles (grupos de private equity) têm nos procurado, mas não há nem preferências nem compromissos firmados”.

Ainda de acordo com a fonte, a JBS –que não tem comentado oficialmente o assunto– pode divulgar novidades sobre a negociação nos próximos dias, uma vez que os executivos que estiveram nos Estados Unidos para discutir temas ligados à Sara Lee, entre outros assuntos, estão retornando ao Brasil a partir de quarta-feira.

O interesse da JBS está nos negócios de carnes e também de café da Sara Lee, revelou a fonte, lembrando que as marcas e a estrutura de distribuição da norte-americana também se encaixariam perfeitamente na estratégica do grupo brasileiro.

A fonte salientou que, do ponto de vista estratégico, a Sara Lee pode ajudar a JBS a dar passos mais largos em áreas que têm sido bastante trabalhadas pela companhia atualmente: marketing, para agregar valor aos produtos, e logística, para melhorar as margens do negócio.

Empecilhos

Além do valor da Sara Lee, considerado muito alto pela JBS no fim de 2010, há outras questões que dificultam o negócio, disse a fonte.

Questões tributárias, que eventualmente poderiam interferir no interesse de venda da Sara Lee –se ela for vendida inteira ou em fatias–, também estão sendo consideradas, mas a fonte não tinha detalhes sobre esse assunto.

Apenas lembrou que esse tema pode não ser fundamental, pois algumas divisões da Sara Lee já vinham sendo vendidas, como a área de panificação da América do Norte, vendida para a mexicana Bimbo em novembro.

A reportagem é do jornal Folha S.Paulo, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

0 Comments

  1. francisco eduardo de queiroz pereira calças disse:

    esses caras do jbs são loucos
    a dívida deles é enorme
    até quando o bnds vai enviar dinheiro nessa cia

plugins premium WordPress