Mercado da carne bovina no atacado – 09/10/06
10 de outubro de 2006
Inicia-se curso sobre produção econômica de silagem
13 de outubro de 2006

Sanidade: Embrapa faz mapeamento via satélite

Em um ano, a Embrapa captou mais de 500 mil imagens de satélite de 375 mil quilômetros quadrados da faixa de fronteira, entre o Acre e o Paraná, cobrindo pontos estratégicos da defesa sanitária brasileira. Agora, o trabalho será reforçado a partir do compartilhamento de informações com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).

Em um ano, a Embrapa captou mais de 500 mil imagens de satélite de 375 mil quilômetros quadrados da faixa de fronteira, entre o Acre e o Paraná, cobrindo pontos estratégicos da defesa sanitária brasileira. Agora, o trabalho será reforçado a partir do compartilhamento de informações com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), informou a assessoria de imprensa do Mapa.

“Já temos ações conjuntas com o GSI há muitos anos, mas nesse caso contaremos com material cartográfico deles e o GSI também terá acesso a imagens nossas”, disse o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas-SP), Evaristo Eduardo de Miranda.

O mapeamento dos pontos críticos foi feito com imagens orbitais e alimentam o Sistema Gestão Territorial para Defesa Sanitária, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa. A Embrapa entregou às prefeituras e às secretarias de Agricultura do Acre e Rondônia um levantamento completo, com fotografias em escalas de diferentes tamanhos, com detalhes de locais a cada dez metros.

Na próxima semana, os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também receberão o material. “Somente no município sul-matogrossense de Eldorado, existem 42 estradas de acesso ao Paraguai”, observou o pesquisador.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress