Mercado Físico da Vaca – 07/02/11
7 de fevereiro de 2011
Mercados Futuros – 08/02/11
9 de fevereiro de 2011

Saiba como produzir silagem de qualidade

Horones Junior

Horones Junior é Zootecnista formado pela PUC Goiânia-GO, Gerente Regional – GO/TO/DF e Gerente Nacional Inoculantes da Alltech do Brasil

O que é silagem e o que é um inoculante para silagem?

Horones: Na bibliografia se encontra varias definições do que é silagem e a que mais gosto é essa: “É o produto resultante da armazenagem, na ausência de ar, de material vegetal com suficiente teor de umidade, passível de crescimento de microrganismos”.

Já o inoculante para silagem é um aditivo biológico composto por bactérias (microrganismos) e enzimas que auxiliam, acelerando, o processo de fermentação e proporcionando uma fermentação adequada, desta forma preservando ao máximo a qualidade da forrageira ensilada.

Qual a função do inoculante?

Horones: A função do inoculante é de fornecer bactérias (microrganismos) que serão responsáveis por realizar a fermentação da forrageira dentro do silo, elas consomem nutrientes e produzem ácidos. Quando adicionamos enzimas eles auxiliam na quebra de estruturas vegetais liberando mais nutrientes para as bactérias. Consequentemente se temos mais nutrientes teremos um maior crescimento bacteriano e uma maior produção de acido lático e uma conservação rápida e melhor.

Qual a necessidade de produzir ácido?

Horones: Os ácidos são responsáveis por conservar a silagem. Para idealizarmos o conceito basta lembrarmos das conservas (Ex: a conserva de palmito, o palmito fica numa solução acida, dentro de um vidro, com a menor quantidade de oxigênio possível). Os inoculantes Alltech possuem bactérias homofermentativas (produz apenas um tipo de ácido) produtoras de acido lático. O acido lático é o mais eficiente para conservar uma silagem por ser um ácido forte e inodor, por isso se faz necessário usar um inoculante de boa qualidade.

Quando deve ser usado o inoculante?

Horones: Sempre que quiser ter uma silagem de boa qualidade, o inoculante lhe trará a garantia do desenvolvimento de bactérias benéficas e eficientes para uma boa fermentação e conservação da silagem.

Recentemente a Alltech lançou a nova geração do inoculante Sil-All, o Sil-All 4×4 Water Soluble, qual é o diferencial desse produto?

Horones: O grande diferencial deste produto é que ele possui 4 tipos de bactérias (atuam em diferentes níveis de PH, garantindo uma maior eficiência) e 4 tipos de enzimas (atuam em 4 diferentes tipos de estrutura vegetal), diferente dos inoculantes convencionais que possuem um número menor de bactérias e enzimas. Outro grande diferencial é que com esta nova composição o SIL ALL 4×4 pode ser utilizado em qualquer tipo de forrageira (capim e geral, cana-de-açúcar, milho, sorgo e grãos com alto teor de umidade).

Qual é o efeito de uma silagem de boa qualidade na produção de leite e de carne?

Horones: A resposta é bastante simples, quando se tem uma silagem de boa qualidade (rica em nutrientes, apresenta um odor agradável e palatável), é possível fazer uma boa dieta e com a garantia do consumo ideal pelo animal. Portanto, o animal que recebe um alimento de qualidade e na quantidade correta ele naturalmente produzirá mais leite e/ou mais carne.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress