Mercado Físico da Vaca – 12/11/09
12 de novembro de 2009
Mercados Futuros – 13/11/09
16 de novembro de 2009

Saiba como diminuir o tempo do animal dentro da propriedade sem aumentar os custos

A predominância de clima tropical e subtropical úmido, no Brasil, aliada a utilização de novas técnicas de melhoramento animal como o cruzamento industrial de raças européias e o aumento da taxa de lotação das pastagens, favorece o parasitismo, aumentando os danos por ele ocasionados. Em face disto, os prejuízos na pecuária podem aumentar significativamente, o que tem levado os produtores a buscarem alternativas que viabilizem a relação custo/benefício. A fim de suprir esta lacuna, há um grande interesse do mercado em descobrir novas tecnologias que proporcionem melhorias no rendimento econômico de cada sistema de produção existente, seja este extensivo, intensivo ou semi-extensivo (Gruner et al., 2003).

Praticamente 100% dos bovinos criados a campo, entre sete e 24 meses de idade, são parasitados por endo e ectoparasitos (Amarante, 2004). As perdas ocasionadas pela infecção por helmintos são difíceis de serem mensuradas, porém, Soutello et al. (2001) estimaram que animais, na faixa etária anteriormente citada, que não recebem anti-helmíntico, têm desempenho negativo de 30 a 70 kg/ano, em relação aos demais bovinos que recebem tratamento adequado, nas condições do Brasil Central.

As características pós-desmama são muito importantes no estudo do desempenho ponderal de bovinos de corte manejados a campo, uma vez que, nesta fase, os animais desenvolvem seu potencial genético para o crescimento, sem influências do efeito materno (Perotto et al., 2001).

As avermectinas constituem um grupo químico, proveniente de processos de fermentação do actinomiceto Streptomyces avermitilis, que apresenta atividade contra endo e ectoparasitos. Este grupo químico é o mais utilizado em medicina veterinária no tratamento e na prevenção das doenças parasitárias (Boxall et al., 2003; Kovecses e Marcogliese, 2005). A intensa utilização destes fármacos, entretanto, tem desencadeado, nos nematódeos, progressivo aumento de resistência (Borges et al., 2005). Aliado a este fato, a inexistência de perspectivas de descoberta de novas moléculas antiparasitárias, torna imprescindível a utilização racional e otimizada das existentes (Floate et al., 2005).

Levando-se em consideração que o interesse do produtor é diminuir o tempo do animal dentro de sua propriedade sem aumentar demasiadamente seus custos, a aplicação de um endectocida, nesta categoria animal, pode ser uma ferramenta auxiliar para que os bovinos desenvolvam seu potencial genético para crescimento, o que irá refletir diretamente em seu ganho de peso final (Bresciani et al., 2003; Costa et al., 2004; Rodrigues et al., 2005).

No presente estudo avaliou-se a atividade anti-helmíntica e o desenvolvimento ponderal de bovinos tratados com a associação contendo ivermectina 2,25% + abamectina 1,25%*, comparativamente à moxidectina 10%** e à ivermectina 3,15%**.

* Solution 3,5% LA – Intervet/Schering-Plough Animal Health
** Produto comercial adquirido no mercado brasileiro

Veja abaixo o artigo técnico completo. O artigo pode ser baixado aqui.

Para saber mais sobre o Solution 3,5% LA entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress