Atacado –09-08-2016
10 de agosto de 2016
Principais indicadores do mercado do boi – 10-08-2016
10 de agosto de 2016

Safra 2016/2017 deve ter mais milho no verão, diz Geller

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, disse, nesta segunda-feira (8/8) acreditar em aumento da primeira safra de milho no ciclo 2016/2017. Na avaliação dele, é possível uma situação inversa à vista nos últimos anos, com cereal avançando sobre áreas de soja no Centro-Oeste e no sul do Brasil

Geller afirmou não ter uma perspectiva do quanto pode ser esse ganho de área de milho na primeira safra. Disse apenas que, no total, o governo trabalha com uma expectativa de colheita de 210 milhões de toneladas de grãos do atual ciclo, cujo calendário começou oficialmente em julho de deste ano.

Geller descartou a possibilidade de isenção de PIS/Cofins sobre o cereal importado. Segundo ele, o Ministério da Agricultura chegou a conversar sobre o assunto dentro do governo. Mas esse tipo de modificação no regime tributário depende de mudança na lei, o que compromete o avanço da discussão.

Sobre a importação de milho dos Estados Unidos, ele afirmou que o governo deve divulgar “novidades” até a quarta-feira (10/8). O início das importações depende da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), já que o milho a ser trazido para o Brasil é geneticamente modificado.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura (Mapa), os estoques de passagem de milho para a próxima safra são 4,47 milhões de toneladas. No entanto, o secretário de Política Agrícola disse que a maior parte desse volume está “nas mãos de atravessadores”.

Fonte: Globo Rural, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress