Chile: aumenta ainda mais a demanda por carne bovina
4 de abril de 2014
Precisamos focar em gestão para podermos medir os impactos das inovações no sistema – Eduardo Castilho – Palestrante BeefSummit Sul
4 de abril de 2014

Rússia pretende desenvolver produção de carne na Crimeia

O Governo da Rússia preparou um programa preliminar de desenvolvimento para a península da Crimeia, recentemente anexada, que determina que os setores prioritários para investimentos são: turismo, produção de vinho e de carne.

Os novos investidores na região planejam atrair cerca de US$ 5 bilhões a essas três áreas, incluindo cerca de US$ 1 bilhão no desenvolvimento da indústria de carnes nos próximos três a quatro anos.

A Crimeia já tem uma indústria de carnes bastante forte. De acordo com estatísticas oficiais do Ministério da Agricultura e Alimentos da Ucrânia, cerca de 180.000 toneladas de carnes foram produzidas na Crimeia em 2013 – cerca de 3% a mais que no ano anterior.

Na Crimeia, a população de bovinos era de 162.100 cabeças no começo de 2014, 13,9% a mais que no ano anterior. Além disso, na península, os estoques totais de animais incluíam 220.000 cabeças de suínos, 290.000 cabeças de ovinos e caprinos e 10,3 milhões de cabeças de aves.

“A Crimeia é um importante produtor de carne de aves – estamos produzindo cerca de 8% de toda a carne de aves da Ucrânia. Além disso, de acordo com especialistas, se focarmos no mercado russo, nossa indústria de carnes terá perspectivas muito boas, especialmente para os produtores de carne bovina e de carneiro. Esses setores estão se desenvolvendo rapidamente na Crimeia, enquanto na Rússia, por exemplo, a indústria de carne bovina está em recessão e esse tipo de carne está com uma oferta escassa” – disse o vice-ministro de Políticas Agrárias e Alimentos da Crimeia, Mykola Kavalenko.

Além disso, os especialistas locais disseram que a Crimeia receberá um ímpeto poderoso para o desenvolvimento da indústria de carnes, à medida que a península receberá o status de “zona econômica especial”, com taxação preferencial para os negócios locais.

“Está claro que esse investimento pesado na economia da península, visa dar a ela o status de zona econômica especial, e serão extremamente benéficos para todos os tipos de negócios locais. A rentabilidade na produção de carne bovina e de aves local, já é maior do que a média nacional (Rússia) e agora se tornará ainda maior” – disse o especialista da agência de análises, Meat Information.

Entretanto, especialistas alertam que a disponibilidade desse tipo de condições atrativas de investimentos na Crimeia poderia atrapalhar a indústria de carnes da Rússia.

Sendo assim, alguns negócios, é claro, serão desviados aqui, mas isso também significaria que deixariam o país, onde a atividade de investimentos na indústria de carnes está caindo significativamente. Como resultado, podemos prever que quaisquer novos projetos no desenvolvimento da produção de carnes na Rússia nos próximos anos provavelmente não serão implementados em outro local que não a Crimeia.

Fonte:  globalmeatnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress