Korin Agropecuária lança carne sustentável do Pantanal
2 de dezembro de 2014
Austrália tem novo índice de seleção genética Angus
4 de dezembro de 2014

Rússia anuncia novas restrições a importações de países parceiros

A Rússia anunciou restrições às importações de vários produtos alimentícios de seus parceiros na União Alfandegária – Bielorrússia e Cazaquistão – à medida que a questão da reexportação de produtos proibidos da União Europeia (UE) e do Canadá continua preocupando as autoridades russas.

A Rússia prometeu banir o trânsito em seu território de carne não inspecionada pelo órgão veterinário do país, Rosselkhoznadzor. Isso significa que a introdução de alfândegas e inspeções veterinárias na fronteira russa, que fica fora do conceito de união aduaneira.

Ao mesmo tempo, a Rússia implementou restrições às importações pecuárias de 19 companhias da Bielorrússia, o que custará US$ 300 milhões ao país até o final do ano.

A Rússia insiste que desde o embargo imposto em 7 de agosto a vários países, seus parceiros vêm lucrando com reexportações ilegais de produtos de carne e leite da UE e Canadá à Rússia. O problema se agravou com os surtos de doenças animais na UE, que com esse esquema a Rússia não consegue controlar.

Embora a Bielorrússia negue que autoriza as reexportações, os dados mostram que o país não está fazendo muita coisa para conter as mesmas. Desde agosto desse ano, as importações proibidas na Rússia da UE à Bielorrússia aumentaram em 80%.

Por outro lado, as autoridades russas alegaram que o Cazaquistão se recusou completamente a cooperar na questão das reexportações.

Especialistas alertam que essa medida russa vai contra o conceito de União Aduaneira – livre movimento de bens e serviços. Bielorrússia e Cazaquistão deverão reagir a essas restrições.

Fonte: http://www.globalmeatnews.com, traduzida e resumida pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress