Categories: Giro do Boi

Ruralistas pressionam e Senado adia votação de PEC que extingue Lei Kandir

Após forte reação da bancada ruralista do Congresso, o Senado adiou nesta quartafeira a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê extinguir a Lei Kandir e cobrar Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das exportações de bens primários, como commodities agrícolas e minerais.

Segundo o senador Luís Carlos Heinze (PP-RS), líder da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), garantiu que a votação seria transferida para a próxima semana, dando mais tempo à discussão da PEC. A intenção de Alcolumbre, que chegou a pautar a proposta, como prometido, era votá-la nesta semana.

A Lei Kandir isenta, desde 1996, essas exportações da incidência de ICMS. O ministro da Economia, Paulo Guedes, entretanto, vem articulando com senadores para extinguir a lei e definir um limite máximo de alíquota a ser cobrada pelos Estados para taxar as vendas externas de produtos como soja e café, itens em que o Brasil lidera o ranking mundial nas exportações.

A PEC em tramitação (42/2019) é de autoria de dez senadores encabeçados por Antonio Anastasia (PSDB-MG).

“Hoje, não vota. A nossa ideia é conversar com o Davi [Alcolumbre], com o Anastasia, costurar com senadores, o relator e a ministra Tereza Cristina. Imagina o impacto que taxar as exportações traria para o agronegócio!”, disse Heinze. “Queremos que o nosso segmento fique de fora, caso contrário, vamos trabalhar para derrotar a PEC no Plenário.”

O objetivo principal da bancada, a pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e outras entidades do setor, é deixar o agronegócios fora da tributação sobre as exportações de bens primários e semielaborados, como antecipou o Valor. Dessa forma, apenas o setor de mineração passaria a ser onerado. A ideia é encaminhar um destaque nesse sentido quando a proposta for à votação.

Como parte da ofensiva para excluir o agronegócio da proposta, Heinze e outros membros da bancada do agronegócio e uma série de entidades do segmento, como a CNA e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), devem se reunir com Alcolumbre e o relator da PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB).

Os governadores Helder Barbalho, do Pará, e Romeu Zema, de Minas Gerais – Estados que respondem pela maior produção de minérios – teriam sinalizado a favor de taxar o setor.

Caso a PEC seja aprovada no Senado, contudo, os ruralistas já desenharam um “plano B” para enterrar a proposta na Câmara. Na terça-feira, integrantes da bancada estiveram com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), manifestando preocupação com a proposta.

“Se passar no Senado, a Câmara vai apensar um projeto parecido que tramita pro lá. Na Câmara, isso dificilmente passará. Não há nenhuma possibilidade de tributarmos produto agrícola”, disse o presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS).

Bartolomeu Braz, presidente da Aprosoja Brasil, que reúne os produtores de soja do país, rechaça completamente a proposta de extinguir a isenção tributária sobre as exportações do grão, com pena de encarecer significativamente os custos de produção do setor.

“O impacto seria enorme e a taxação tira toda a competitividade da produção agrícola, principalmente do Centro-Oeste e Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia]. Estamos mobilizando os senadores para que se vote pela manutenção da Lei Kandir”, destaca.

Fonte: Valor Econômico.

This post was published on 26 de setembro de 2019

Share
Published by
Equipe BeefPoint
Tags: icmskandir

Recent Posts

CEPEA: Valorização do bezerro reduz poder de compra do terminador

Os preços médios mensais do boi gordo seguem em alta e renovando as máximas reais… Read More

22 de outubro de 2020

Indústria da carne assina acordo para integrar sistemas de exportação para Jordânia

A Associação Brasileiro de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de… Read More

22 de outubro de 2020

Tereza Cristina diz ver potencial para crescimento no comércio com países árabes

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta quarta-feira que vislumbra um enorme potencial para… Read More

22 de outubro de 2020

Alemanha encontra seis novos casos de peste suína africana em javalis; já são 86 casos

Mais seis casos de peste suína africana (PSA) foram confirmados em javalis na região de… Read More

22 de outubro de 2020

China pede correções após inspeções em frigoríficos

A auditoria remota feita por autoridades chinesas em frigoríficos brasileiros que estão com as vendas… Read More

22 de outubro de 2020

Ipea eleva estimativa para o crescimento do PIB da agropecuária

A produção recorde de soja na safra 2019/20 e a confirmação de colheitas robustas de… Read More

22 de outubro de 2020