Wal-Mart oferece carne bovina de maior qualidade em lojas dos EUA
11 de novembro de 2011
Rússia ingressa na OMC após negociar por 18 anos
11 de novembro de 2011

RS: preço do boi gordo registra alta de 2% para o produtor e 15% para o consumidor em um ano

No entanto, de acordo com os economistas, o preço para o produtor deve aumentar com as festas de final de ano. No Estado o preço do boi gordo é calculado por quilo e não por arroba como no restante do país.

Levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) aponta que, de outubro de 2010 a outubro 2011, os pecuaristas do Rio Grande do Sul tiveram um aumento de 2% no preço do boi gordo. Enquanto isso, o consumidor está pagando 15% a mais pela carne bovina nos supermercados.

No entanto, de acordo com os economistas, o preço para o produtor deve aumentar com as festas de final de ano. No Estado o preço do boi gordo é calculado por quilo e não por arroba como no restante do país.

Segundo o economista da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz, para quem vende carne bovina, a situação é crítica.

“Aumenta o preço na gôndola, não aumenta para o produtor e as pessoas consomem menos. Quem vai pagar esse preço vai ser o produtor como de costume” disse Luz.

De acordo com o levantamento da Emater, em outubro de 2010 o Rio Grande do Sul tinha preço de R$ 5,50 o quilo da carne pago ao produtor. No mesmo período de 2011, o valor subiu R$ 0,32. Segundo Luz, o valor baixo no Estado é resultado da safrinha do boi, mas ele afirma que os preços devem aumentar.

“É em decorrência dos produtores de grãos, que ao colherem sua lavoura fazem pastagem, colocam bois, depois chega na hora de plantar de novo e eles tiram os animais. Ao retirar esses bois, isso acontece entre agosto, setembro e outubro, eles terminam tendo uma oferta maior e gera essa safrinha. Agora o que nós estamos esperando, que acontece sazonalmente, é o preço do boi subir”, explica o analista.

O Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Rio Grande do Sul (Sicadergs) contesta o levantamento da Emater. Segundo o diretor-executivo do Sicadergs, Zilmar José Moussale, os dados estatísticos do sindicato apontam que, entre outubro do ano passado e outubro de 2011, o preço pago pelo quilo do boi gordo ao produtor subiu 11% e não 2%.

“O frigorífico repassa para o varejo o valor daquele que é comprado do produtor, se o produtor aumenta dez, o frigorífico aumenta dez para o varejo, agora quanto o varejo vai colocar para o consumidor, isso não é de nossa conta” aponta Moussale.

Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), as festas de final de ano aumentam a procura pela carne. Como o período é de entressafra no centro do país, a tendência é de aumento no preço para o consumidor. De acordo com o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, os supermercados estavam adquirindo carne dos frigoríficos do centro do país, onde o preço é de 10% a 15% mais barato que nos frigoríficos do Rio Grande do Sul.

“Então o que acontece nesse período, os frigoríficos do centro do país, da carne de primeira, da carne sem osso, repassaram esses preços aos supermercados que repassaram esses preços ao consumidor”, explica Longo.

Fonte: Canal Rural, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress