Novas tecnologias de embalagens para produtos cárneos
18 de agosto de 2005
Expointer começa a receber animais amanhã
22 de agosto de 2005

RS: INPI deve conceder selo Carne do Pampa este ano

A Estância Santa Maria (RS) recebeu esta semana cerca de 250 pecuaristas interessados em conhecer detalhes das exigências do selo de qualidade Carne do Pampa. A propriedade atua na pecuária há 60 anos e integra a Associação de Produtores da Carne do Pampa (Apropampa), formada por 21 produtores rurais que, há um ano, participam de estudos para implantar o selo, elaborado em parceria com o Sebrae do estado.

O veterinário Gedeão Pereira, atual administrador, explicou que das 12,5 mil cabeças de gado da fazenda, 70% são da raça hereford. O peso mínimo da carcaça alcançada na propriedade é de 240 quilos. Com uma margem de dois mil a quatro mil ventres em cria, a propriedade conta com 200 touros em produção, alcançando uma média de 5% de seleção.

Até o final do ano, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) deve conceder o selo Carne do Pampa a ser utilizado em cortes ou carcaças de animais criados em dez cidades da região da Campanha. A marca só poderá ser utilizada por animais hereford e angus e exemplares cruzados das duas raças. “Foram escolhidas estas duas raças porque elas já têm sua qualidade reconhecida e estão perfeitamente adaptadas ao pampa gaúcho, sendo até um símbolo da região”, explica o presidente da associação, Ricardo Weiler.

Fonte: Zero Hora/RS (por Roberta Obelheiro), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress