Categories: Giro do Boi

RS consume 10 kg a mais de carne que a média nacional

A região Sul do país compra mais laticínios, bebidas, hortaliças e frutas do que outras regiões do país. Os dados foram divulgados pelo IBGE. Um outro item de destaque da lista é a carne. O consumo no sul supera em 10 quilos a média nacional.

Em um tradicional restaurante de Porto Alegre, a fraldinha é o corte mais consumido pelos clientes. São mais de 300 quilos por semana. “Em qualquer época do ano o churrasco é o prato típico do gaúcho. É inverno, é verão, sempre o churrasco”, diz Daniel Ribeiro, proprietário da churrascaria.

O consumo médio per capita é de 35,7 quilos no Sul, enquanto a média nacional ficou em 25,4 quilos. O índice no Rio Grande do Sul é ainda maior segundo o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado (Sicadergs): o gaúcho consome quase 50 quilos por ano.

“O diferencial do RS não é do dia-a-dia, do bife, do guisado, da carne com molho, de carne de panela. O diferencial é o churrasco porque aqui, quando se faz churrasco, são oito quilos de carne para 10 pessoas, então eleva muito. Basicamente é pelo hábito de todo domingo comerem churrasco, quando fazem uma reunião que tem futebol é churrasco, quando fazem um aposta do time de futebol é churrasco, quando faz uma confraternização da empresa, reunião de amigos, de família, é churrasco”, explica o diretor executivo da Sicadergs, Zilmar José Moussale.

As informações são do Canal Rural, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

This post was published on 23 de dezembro de 2010

Share

View Comments

  • Estes dados são interesantes,mas não esqueça que no sul se consome a maior parte dos cortes com osso, e em outros estados os cortes são desossados.
    o o Gaúcho consome mais costela do que os outros cortes, elevando a média percapta por kg.

  • esse é o meu RS. um bom cálice de vinho diário pode harmonizar e contribuir para a nossa saúde de amantes da carne. ao churrasco.

Recent Posts

SP e GO registra aumento dos custos de produção de bovinos confinados

Na 38 a edição do Informativo do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados… Read More

7 de agosto de 2020

Paraguai: anunciada a construção de um frigorífico de última geração

Dois dos maiores fazendeiros do Paraguai, Horacio Cartes (ex-Presidente da República) e Maris Llorens (ex-proprietária… Read More

7 de agosto de 2020

Pandemia reforça demanda do consumidor por carne bovina, diz líder da indústria dos EUA

A pandemia de Covid-19 reforçou poderosamente a demanda do consumidor norte-americano por carne bovina, disse… Read More

7 de agosto de 2020

Atenção sanitária deixa frigoríficos de carne bovina em alerta constante

Fiscalizações diárias e até de surpresa, além de um forte esquema de higienização e monitoramento… Read More

7 de agosto de 2020

DTechEX: Carne à base de células não será comum até 2040

As carnes criadas em laboratório a partir de células animais não devem ser compradas pelos… Read More

7 de agosto de 2020

Mundo da fantasia – Por Gil Reis

Recentemente uma notícia foi veiculada de forma bombástica pela mídia internacional, em retaliação ao “desmatamento… Read More

7 de agosto de 2020