Com oferta curta indicador tem forte valorização
28 de setembro de 2009
Mercados Futuros – 29/09/09
30 de setembro de 2009

Rotina de atividades de um programa de controle reprodutivo

Esta dica é um trecho do segundo módulo do Curso Online Reprodução em Gado de Corte: conceitos básicos, que terá iníco no dia 05 de outubro, e será instruído pelo médico veterinário, Carlos Antônio de Carvalho Fernandes, que é mestre em Fisiologia da Reprodução, doutor em Reprodução Animal e possui pós-doutorado em Biotecnologia da Reprodução.

A rotina de exames discutida a seguir é baseada numa sequencia cíclica de avaliações sistemáticas que são executadas nos animais em determinadas fases de sua vida reprodutiva.

Em locais onde se utiliza estação de monta, as atividades ficam praticamente restritas à este período ou próximo dele. Basicamente serão utilizadas as técnicas de palpação via retal, vaginoscopia, avaliação do escore corporal e ultra-sonografia. Esta última utilizada com menor frequência devido ao custo operacional.

A rotina de exames prevê que o profissional fará visitas periódicas à propriedade para execução dos exames.

Dependendo do tamanho do rebanho, estas visitas podem ser semanais, quinzenais ou mensais, mas não com intervalo superior a um mês. Além disto as atividades a serem executadas poderão variar de acordo com o tamanho do rebanho e tipo de criação. Nem sempre será exequível executar em diferentes propriedades toda a rotina de exames proposta.

A seguir, será listado cada um dos exames, denominando os mesmos, e fazendo uma breve descrição de cada um deles. Para conhecer a época de realização de cada um deles, os procedimentos a serem executados, o que se deve avaliar, os possíveis achados, e as atitudes potenciais a serem tomadas diante de cada resultado obtido, participe do Curso Online Reprodução em Gado de Corte: conceitos básicos .

A) Exame pós-parto
Em grandes rebanhos de gado de corte, criados extensivamente, este exame geralmente é utilizado em casos de partos anormais, manipulações obstétricas e retenção de placenta.

B) Diagnóstico de gestação
É um dos procedimentos mais difundidos e comuns entre os técnicos que exercem alguma atividade no setor de reprodução. É de grande importância dentro de um programa de controle reprodutivo, mas vem sendo utilizado de maneira incorreta, com o objetivo único de constatar se o animal está ou não gestante, repassando esta informação ao proprietário ou funcionário da fazenda.

C) Exame de animais em anestro
É um exame a ser realizado onde não se utiliza monta a solta. Todo animal deve reiniciar a atividade ovariana luteal cíclica (AOLC), ou seja, voltar a manifestar cio, em um determinado número de dias após o parto. Este período pode e deve ser transformado em um índice de extrema importância que é o “Intervalo parto-1ºcio”.

D) Exame de fêmeas repetidoras de serviço
Também é uma rotina que se aplica em locais onde as coberturas e/ou inseminações são contabilizadas. Todos os animais com repetições excessivas de coberturas ou inseminações (chamadas genericamente de serviços), no caso 2 ou 3, sem diagnóstico positivo de gestação devem ser considerados como “problemas” e examinados.

E) Avaliações pré-parto
É um exame que tem por objetivo diagnosticar e corrigir as distorções nutricionais e permitir ao animal chegar ao parto com uma boa condição corporal. Deve ser realizado entre 30 e 90 dias pré-parto. Nestes períodos, os animais passam simplesmente por avaliações do escore da condição corporal. Atenção especial deve ser dada às novilhas, pois são as fêmeas que mais alteram a condição corporal no pós-parto.

Este trecho acima, que fala sobre rotina de atividades do programa de controle reprodutivo faz parte do módulo 2 deste curso.

Neste módulo serão apresentados também os objetivos e pré-requisitos para implantação e manutenção, a avaliação da situação atual e potencialidades da propriedade, a escrituração zootécnica, os índices reprodutivos: elaboração e interpretação e o levantamento e interpretação dos índices produtivos e reprodutivos

Com início no dia 05 de outubro, o objetivo deste curso online é apresentar o bê-a-bá do manejo reprodutivo em gado de corte, para que você aprenda a base para a tomada de decisão e compreensão dos eventos relacionados à reprodução em pecuária de corte.

O instrutor deste curso é o médico veterinário pela UFV, mestre em Fisiologia da Reprodução, doutor em Reprodução Animal e pós-doutor em Biotecnologia da Reprodução, Carlos Antônio de Carvalho Fernandes. Ele é o professor do setor de Fisiologia e Biotecnologia, coordenador do curso de Mestrado em Reprodução Animal da Universidade de Alfenas, e diretor técnico da Biotran, empresa que atua em programas de reprodução em bovinos.

Conheça os detalhes da programação e dos instrutores acessando a página do Curso Online Reprodução em Gado de Corte: conceitos básicos

Participe deste curso inscrevendo-se aqui!

0 Comments

  1. Marcela Piovezan disse:

    Olá, lendo os textos carne & saúde e o resumo acima, resolvi perguntar sobre um novo método que esta sendo oferecido na região oeste de santa catarina pela empresa Nutron, um pelet proteinado para gado confinado, que irá reduzir a alimentação do gado de corte para apenas grãos inteiros de milho e esse produto, distribuidos livremente no coxo pelos ultimos 4 meses de engorda do gado. Isso ja vem sendo utilizado por outras empresas? milho para ruminantes não causará alta acidose? é recomendado?
    Abraço

    Marcela

plugins premium WordPress