Argentino explica porque o aumento do consumo de carnes no país é uma má notícia
5 de agosto de 2013
XV Jornada UPIC – 15 de agosto de 2013 em Paysandú, Uruguai
5 de agosto de 2013

Rogério Peres: uso de equipamentos de proteção individual, respeito à legislação e qualidade de moradia são essenciais para estimular o colaborador no ambiente rural

O próximo Workshop BeefPoint será sobre Gestão de pessoas na pecuária de corte. Para conhecer melhor o tema, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com gestores que têm se destacado nessa área, pelo trabalho que realizam.

Confira abaixo a entrevista com Rogério Fonseca Guimarães Peres, da Agropecuária Fazenda Brasil em Barra do Garças – MT.

Fotos Rogerio

Rogério Fonseca Guimarães Peres é médico veterinário, formado pela Universidade Federal de Uberlândia em 2005, com especialização em produção de ruminantes pela ESALQ-USP em 2007. Tem mestrado em produção animal com foco em eficiência reprodutiva de gado de corte pela UNESP – Botucatu em 2008.

Desde 2008 faz parte da equipe da Agropecuária Fazenda Brasil em Barra do Garças – MT.

BeefPoint: Há muita gente boa em gestão de pessoas, mas que não conhece esse termo. É bom em lidar com gente, tem uma equipe de alta performance, baixa rotatividade de pessoal, etc. Desde quando você se interesse sobre o tema gestão de pessoas?

Rogério Peres: Desde a disciplina de Administração e Planejamento Rural na Faculdade, achei o tema interessante. Após passar pelo mestrado e conviver muito no dia-a-dia de várias fazendas realizando experimentos, percebi que a maioria das fazendas tinha uma equipe muito boa e que poderia estar muito mais comprometida se houvesse uma gestão mais dinâmica e com meritocracia.

BeefPoint: O que você considera mais importante para fazer uma boa gestão de pessoas em uma fazenda de gado de corte?

Rogério Peres: Para ter uma boa gestão é necessário valorizar e motivar as pessoas, discutindo o planejamento e os resultados, visto que todos possuem capacidade de dar opiniões que agregam na produtividade e no resultado da fazenda. Também acredito que a busca constante de informação, treinamento e capacitação para toda equipe (gerencial, técnica e de campo) é essencial no sucesso da atividade e para deixar toda equipe envolvida com o resultado. O uso de equipamentos de proteção individual, respeito à legislação trabalhista e qualidade de moradias são essenciais para estimular o colaborador no ambiente rural.

BeefPoint: Qual o exemplo de gestão de pessoas na pecuária, no Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Rogério Peres: Acredito que o Grupo Otávio Lage seja um exemplo de gestão que deve ser seguido por outras empresas do setor agropecuário. Fiz uma visita para conhecer o trabalho deles há uns três anos e fiquei admirado com a seriedade do trabalho de gestão e no controle das informações técnicas e gerenciais, assim como a valorização da equipe.

BeefPoint: Qual o maior desafio da gestão de pessoas na pecuária brasileira hoje?

Rogério Peres: O maior desafio está em motivar todos os colaboradores para enxergar a empresa rural que trabalha como própria, realmente vestindo a camisa. Trabalhar a parte social nas propriedades rurais é também uma ferramenta que estimula muito a equipe.

BeefPoint: Em relação a gestão de pessoas, qual inovação na pecuária de corte você mais gostou nos últimos anos? O que estamos precisando inovar?

Rogério Peres: Dividir o resultado financeiro da empresa rural com a equipe é uma ferramenta que passou a fazer parte da realidade de muitas empresas e com certeza contribui para a gestão de pessoas na pecuária de corte, assim como em outros setores produtivos.

BeefPoint: O que você implementou de diferente em gestão de pessoas em 2012-2013? O que você fez em 2012-2013 que te trouxe mais resultados?

Rogério Peres: Sempre buscamos usar a meritocracia para avaliar a equipe, sendo constituída por uma avaliação pessoal e uma avaliação relacionada com as metas técnicas. Nesse ano, aprendi que devemos ter metas claras e simples para conseguir ganhos reais em produtividade.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013-2014, em gestão de pessoas? E porquê?

Rogério Peres: Melhorar a forma do programa de remuneração variável, com acompanhamento mensal das metas e com valorização da equipe, sempre prestigiando o maior tempo de casa dos funcionários. Pretendo estabelecer programas de atividades para esposas e filhos de funcionários. Além disso, estabelecer um calendário de cursos de várias áreas, relacionadas ou não ao dia a dia de trabalho, com o intuito de qualificar mais a equipe. Estar mais próximo da equipe é essencial para conhecer todas as oportunidades de melhoria e dar abertura para conhecer e sanar todos os problemas mais rapidamente.

BeefPoint: O que o setor poderia fazer para melhorar a gestão de pessoas na pecuária no Brasil?

Rogério Peres: Acredito que a maior parte dos problemas de gestão estariam resolvidos com mais diálogo. Portanto, um calendário de reuniões curtas (15 a 30 minutos) semanalmente ou quinzenalmente aproxima a equipe e acredito que traz muitos benefícios para a empresa.

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte, em especial os interessados em gestão de pessoas?

Rogério Peres: Acredito que o produtor deve entender a realidade e as particularidades de sua propriedade buscando usar os méritos e o foco no resultado para valorizar a equipe, sempre ressaltando os pontos positivos que o funcionário possui e amenizando as características negativas, ou mesmo, dando condições para melhorar as características que possuem certas limitações.

Fotos da Fazenda Brasil:

Fotos Rogério Peres3

fotos Rogério Peres2

fotos Rogério Peres

Fotos do 1º Circuito Pecuário da Agropecuária Fazenda Brasil:

1o Circuito Pecuário AFB (226) (NXPowerLite)

1o Circuito Pecuário AFB (22-9) (NXPowerLite)

1o Circuito Pecuário AFB (231) (NXPowerLite)

Clique aqui para se inscrever no Workshop BeefPoint Gestão de Pessoas na Pecuária de Corte.

1 Comment

  1. Danilo Fonseca Peres Guimar disse:

    Rogério,

    Parabéns pelo artigo.

    Abraço!

plugins premium WordPress