CNPC propõe criação de grupo de trabalho
3 de março de 2005
In natura: Brasil exporta US$140 mi em fevereiro
5 de março de 2005

Rodrigues: liberação do TO e MT deve demorar

As autoridades russas ainda devem demorar para suspender o embargo à importação de carnes bovina e suína dos estados de Tocantins e Mato Grosso, segundo informou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues.

Ontem ele conversou com o seu assessor especial, Maçao Tadano, que participa da missão em Moscou, e ouviu dele que esses dois estados, por serem vizinhos do Amazonas, vão ter que esperar mais tempo para voltarem a exportar para a Rússia.

O governo brasileiro esperava ao menos discutir o fim do embargo às carnes de Mato Grosso e Tocantins, mas a Rússia não colocou a questão em pauta, já que o acordo sanitário assinado com o Brasil prevê que estados limítrofes a regiões afetadas pela aftosa fiquem um ano sem exportar. Ambos os estados se incluem nesse caso já que são vizinhos a Pará e Amazonas, onde ocorreram os últimos focos de aftosa no Brasil.

“Mato Grosso e Tocantins continuam sub judice e eles querem ter um pouco mais de estudo sobre o processo. Então, pode ser que demore um pouco, alguns dias, para que a gente possa liberar também Mato Grosso e Tocantins”, disse o ministro.

Na reunião com a missão brasileira foram definidas alterações no certificado sanitário da carne bovina e da suína, o que significa mais garantias da qualidade e da sanidade do produto brasileiro.

Segundo notícia veiculada pelo jornal O Valor, Antônio Camardelli, diretor da Abiec, afirmou que para ser exportada à Rússia, a carne bovina terá de passar por processo de maturação da carcaça por 24 horas, e o gado terá de ser identificado. Além disso, os frigoríficos terão de fazer o controle do PH da carcaça. Ele está na Rússia com a missão brasileira. Outra mudança no certificado sanitário é que os russos passarão a solicitar análise de risco do processo industrial aos frigoríficos de carne bovina, segundo Camardelli.

Ainda segundo O Valor, os russos já haviam indicado ao governo, durante visita ao Brasil, o desejo de que a carne exportada à Rússia tivesse as mesmas garantias que o produto vendido à União Européia.

Fonte: Agência Brasil (por Daniel Lima) e Valor (por Alda do Amaral Rocha), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress