Fome, agricultura e cooperativismo
2 de janeiro de 2003
Setor estima elevação de até 15% das exportações em 2003
6 de janeiro de 2003

Rodrigues é empossado no Mapa

A cerimônia de transmissão de cargo no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi uma das mais concorridas ontem em Brasília. O ministro Roberto Rodrigues recebeu o cargo de Pratini de Moraes em um palco montado do lado de fora do Mapa reunindo representantes de cooperativas, associações e lideranças do setor.

No palco, os ministros da Fazenda, Antonio Palocci; do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan; e extraordinário do Combate à Fome, José Graziano. “O lastro do programa Fome Zero é a produção rural. Produziremos mais comida e isso demandará mais tecnologia, adubos, máquinas, defensivos, sementes, rações, genética animal, caminhões, armazéns e mais distribuição”, enumerou Rodrigues. O programa, ressaltou, alavancará a criação de milhares de empregos e garantirá renda, especialmente ao pequeno produtor.

Rodrigues destacou as ações que pretende implementar a fim de melhorar o desempenho do agronegócio. Entre elas, estabelecer políticas públicas que garantam renda ao produtor rural para fixá-lo em sua profissão; e estimular uma organização privada capaz de assumir as responsabilidades que o mercado global exige, de uma forma compartilhada com a ação pública.

“Também teremos firmeza na negociação internacional nos fóruns em que o Brasil defenderá o acesso ao mercado do nosso agronegócio, contra o protecionismo dos países ricos que destrói nossos empregos”. Segundo ele, o Brasil está diante do desafio histórico de reduzir suas principais vulnerabilidades: a social e a externa. “Esses dois pontos vêm segurando o avanço do país rumo ao desenvolvimento sustentado, ampliando desníveis econômicos e sociais da população”.

Conforme Pratini de Moraes – que também fez críticas ao protecionismo do primeiro mundo – será preciso dobrar os recursos da pasta para enfrentar os desafios.

Fonte: Correio do Povo, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress