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Roberto Majó de Oliveira: deve haver um trabalho para unir todos os agentes da cadeia produtiva da carne

No dia 5 de abril foi realizado o Beef Summit Sul, em Porto Alegre – RS. O evento foi organizado pelo BeefPoint, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O Beef Summit Sul reuniu nomes de sucesso do agronegócio para discutir e debater os rumos da pecuária de corte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No dia do evento, o BeefPoint homenageou as pessoas que fazem a diferença na pecuária de corte no Sul do Brasil através de um prêmio. Houve vários finalistas, em 19 categorias diferentes.

Os nomes foram indicados pelo público; em uma primeira etapa, através de um formulário divulgado pelo BeefPoint. Na segunda etapa, o público escolheu através de votação, o vencedor de cada categoria. Para conhecer melhor essas pessoas, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles.

Confira abaixo, a entrevista com Roberto Majó de Oliveira, um dos indicados ao Prêmio BeefPoint Edição Sul, na categoria Profissional – restaurante.

roberto majó de oliveira

Roberto Majó de Oliveira mora em Porto Alegre – RS. É formado em direito e atua como advogado e proprietário do restaurante Fazenda Barbanegra.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do sul do Brasil hoje?

Roberto Majó de Oliveira: Na minha singela opinião, acho que o principal desafio é entender o desejo dos consumidores. Isso porque acho que somente assim vamos conseguir agregar valor aos produtos de melhor qualidade.

Hoje é bastante comum vermos peças de excelente qualidade sendo vendidas em mercados que não valorizam o produto. E também não é raro ver mercados que atendem clientes mais exigentes vendendo carnes de qualidade inferior.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuária do futuro no sul do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Roberto Majó de Oliveira: Penso que devemos promover a união de todos os elos da cadeia (produtor, frigorífico, supermercados, açougues e restaurantes), pois todos devem estar comprometidos com a qualidade dos produtos. Precisamos entender que o trabalho começa no campo e termina na boca do cliente.

Acho que as associações de produtores estão fazendo um trabalho muito bom e que tem um espaço enorme para crescimento.

BeefPoint: Como podemos vender a carne do sul do Brasil de forma diferente e especial, em outras regiões do Brasil e no exterior?

Roberto Majó de Oliveira: Divulgando que os nossos rebanhos estão baseados em raças de origem britânica, que a carne produzida por animas criados a pasto é mais saudável e mais saborosa do que aquela oriunda de animais confinados, que possuímos processos objetivos, sérios e rigorosos de seleção de carcaças (considerando a raça, o acabamento de gordura e a idade dos animais).

BeefPoint: Qual inovação / novidade na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando em inovação?

Roberto Majó de Oliveira: Acredito que a chegada ao consumidor de carne certificada pelas associações foi o maior avanço. Precisamos ensinar o consumidor brasileiro que existem outros cortes de carne além da picanha e da costela. E que esses cortes, quando oriundos de animais de qualidade são produtos de excelente qualidade.

Muitas vezes falta ideia para o público em geral. Penso que somente quando toda a carne extraída de um animal certificado for valorizada, os resultados almejados serão alcançados.

BeefPoint: O que o setor poderia / deveria fazer para aumentar sua competitividade no sul do Brasil?

Roberto Majó de Oliveira: Como dito acima, penso que deve haver um trabalho para unir todos os agentes da cadeia produtiva. “Do campo até a boca do consumidor”.

BeefPoint: O que você implementou de diferente na sua atividade em 2012?

Roberto Majó de Oliveira: Parceria com o Associação Brasileira de Angus.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Roberto Majó de Oliveira: A parceria com a Associação Brasileira de Angus e o treinamento dos meus funcionários com especialistas em desossa e qualidade de carne. Foram realizadas palestras com o consultor Marcelo Conceição (Bolinha) e com o Sr. Fábio Medeiros para que todas as pessoas que trabalham no restaurante entendessem de onde são extraídos os cortes oferecidos no nosso cardápio e também para que conhecessem todo o processo de certificação.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E porquê?

Roberto Majó de Oliveira: Manter as parcerias que temos firmado e continuar investindo na qualificação profissional dos nossos colaboradores. É uma receita que está dando certo.

BeefPoint: Qual sua mensagem para os pecuaristas?

Roberto Majó de Oliveira: Que continuem investindo em qualidade, que a valorização está a caminho e que ampliem os debates para toda a cadeia produtiva.

BeefPoint: Qual sua mensagem para a indústria frigorífica e varejo?

Roberto Majó de Oliveira: Que também continuem investindo em qualidade e que também ampliem as discussões para todos os integrantes da cadeia produtiva.

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