Mercado futuro do boi gordo – 10-04-2012
11 de abril de 2012
Reino Unido tem menor rebanho bovino em sete anos
11 de abril de 2012

Roberta Züge, leitora BeefPoint, responde à questão: por que é ético comer carne?

Roberta Luze (Ceres Quaidade), leitora BeefPoint, comentou sobre a questão deixada pelo jornal americano "New York Times: por que é ético comer carne?", mostrando a influência que a bovinocultura tem sobre a sociedade, fornecendo substâncias e produtos utilizados em diversos setores. Leia seu comentário na íntegra:

Roberta Züge (Ceres Quaidade), leitora BeefPoint, comentou sobre a questão deixada pelo jornal americano New York Times: por que é ético comer carne?, mostrando a influência que a bovinocultura tem sobre a sociedade, fornecendo substâncias e produtos utilizados em diversos setores. Leia seu comentário na íntegra:

“A produção animal, em especial a bovinocultura, que ainda é sagrada na Índia, deveria continuar a ser venerada em todo o planeta. O bovino, além de nos fornecer a carne e o leite, alimento que nos colocou em vantagens evolutivas, fornece muito mais que só alimento.

Na atual sociedade moderna, com a ampliação da média de vida, também demandamos mais para garantia da nossa existência. Além de buscarmos viver mais, queremos viver melhor e ainda com mais beleza.

Qual o papel dos bovinos nisto tudo?

Com o aumento da idade média da população, demandamos mais cuidados médicos. Estes dependem de medicamentos eficazes e num preço que seja acessível a grande maioria das pessoas. Diversos medicamentos são oriundos de vísceras e órgãos animais. Qualquer cidadão que faça um exame de sangue está utilizando a bovinocultura. Para se evitar a coagulação do sangue e realizar o ensaio, o sangue é colocado em um frasco contento heparina, substância extraída dos pulmões bovinos ou intestinos. Esta mesma substância é utilizada na maioria das cirurgias, para evitar a formação de trombos. Dos pulmões também ser faz uma farinha, utilizada para tratamento de anemias ferroprivas.

Dos órgãos se extraem diversos hormônios, como a tiroxina da tiroide. Dos testículos se sintetizam o hormônio testosterona, utilizado no tratamento de hipogonadismo, puberdade retardada, climatério masculino e carcinoma inoperável de mama. Também dos testículos se extraem a hialuronidase, substância utilizada como anticoagulante para cardiopatas e em cirurgia, para evitar a formação de trombos. Esta mesma substância é utilizada para fertilizações in vitro e, tem grande uso para tratamentos estéticos. Sua função cosmética é a digestão de gorduras localizadas, empregadas em injeções, o tratamento é chamado de massoteria, a substancia também é encontrada na formulação de diversos cremes de beleza.

Ainda no que tange a beleza, todos querem manter seu tônus e elasticidade da pele. Nada melhor que muito colágeno, substancia que com o passar da idade vamos perdendo e vão desenhando nossas rugas. Como fazer? Quem irá nos suprir de colágeno? Aí também entram as vacas e os bois. Não há vegetal que produza isto.

E o tão conhecido Sebo, nome que muitas vezes nos faz pensar em algo sem valor. Deste produto, da gordura animal, são feitos diversos artigos, desde rações para pets, quanto utilizado para cosméticos. Um dos seus produtos muito utilizados é a glicerina, esta entra na composição de sabonetes, xampus, amaciantes, produtos de limpeza e cremes de beleza. Também se emprega glicerina em chocolates e sorvetes, medicamentos, xaropes, anticongelante e em resinas, uma vez que purificada por meio de destilação é possível à produção de nitroglicerina. Realmente, a bovinocultura é um estouro!

Estes são alguns exemplos, muitos outros podem ser citados, com as referencias técnicas.

Mas, sinceramente, o que me faz gostar de bovinos, ah… … Nada melhor que aquela picanha fumegante, que continua sendo sagrada.”

Para ler mais comentários sobre o tema, acesse:

New York Times: por que é ético comer carne?

É ético comer carne!

9 Comments

  1. Gabriela Gazola disse:

    Excelente ponto de vista. As pessoas pensam que a questão se resume a comer ou não carne. Que cada um faça sua escolha, sem dúvida, mas que não sustentem a visão tacanha de que são vegetarianos mas continuam usando sapatos e bolsas de couro, por exemplo. Informação é tudo.

  2. Carlos Magno disse:

    Ótimo comentário Roberta!! abordando o assunto com exemplos claros que a bovinocultura não é um PROBLEMA para o ser HUMANO…e sim solução!!

  3. Mosiah Schaule disse:

    Grande elucidação da amplitude que atinge a bovinocultura e a aplicação racional da matéria prima oriunda destas criações;
    Como a colega comentou aqui em cima, culturas animais não se resumem simplesmente para o fim ” apreciar ou não ” um bom corte de carne, está muito mais ampla em nossa socieedade e com um cunho muito mais racional no que tange o setor industrial;
    Parabéns pelo excelente comentário!!
    Mosiah Schaule

  4. Maria Fatima Botelho Sardinha disse:

    Concordo com a Gabriela. Os extremismos normalmente nao conduzem a bons resultados. Necessitamos de equilibrio na alimentacao e na vida. Deve existir entretanto e a etica da producao e criacao animal concedendo-lhes o bem estar enquanto vivos e um bom final de vida sem sofrimento desnecessario quando deixam de existir para serem utilizados na alimentacao e nos subprodutos da industria alimentar.

  5. Antônio R. Euzébio disse:

    Belíssima e sapientíssima resposta de Roberta Zügue.Só faltou ela dizer que dos bovinos se aproveita tudo,até os mugidos nas novelas de televisão.Parabéns.

  6. Emerson L. Alberti disse:

    E há aqueles que pensam ou “se acham” vegetarianos ! Né ? Como é bem ler um texto bem escrito e com riqueza de conteúdo. Parabéns Roberta pelo conhecimento e a expressão do “traduzir” para quem é leigo. Obrigado.

  7. Roberta Zuge disse:

    Prezado colegas.
    Agradeço os comentários. Quando escrevi, minha pretensão era somente responder a um artigo já publicado sobre o tema. Pensei em fazer algo para leigos, de forma leve e divertida. Pois, de modo geral, este assunto acaba em discussões acaloradas. Acredito que temos que difundir mais as informações, não somente no intuito de valorizar a cadeia, mas porque creio que o consumidor tem o direito de conhecer a origem do que consome e utiliza.
    Em breve disponibilizaremos, gratuitamente na rede, de forma gráfica e dinâmica, todos estes produtos oriundos dos bovinos e com as devidas referencias técnicas, como de algumas citadas no artigo. Ressalto que foi um trabalho difícil, pois não há obrigatoriedade, aqui no Brasil, em colocar a origem do insumo. Com isto, muitos medicamentos, cosméticos, etc., citam, em alguns ingredientes, somente “síntese natural”, omitindo, deste modo, a real origem animal.

  8. Marlos Oliveira Porto disse:

    Parabéns Roberta!! Muito boa a colocação.

  9. Roberta Zuge disse:

    Caros colegas
    Para evidenciar a grande utilização dos bovinos na vida moderna, foram identificados todos os produtos oriundos dos bovinos e sistematizados os seus usos. De modo a facilitar o acesso a estas informações, empregou-se como ferramenta um mapa mental. Os mapas mentais são estruturas de organização gráfica, que favorecem a busca e o acesso às informações, permitindo a sua identificação de forma rápida e atraente.

    Assim, acessando o link você verá a figura de um bovino. Clicando em partes do corpo do animal você terá acesso às informações sobre a extensa gama de produtos, obtidos a partir daquele tecido animal e aos documentos que fazem referencia seu uso.
    http://www.ceresqualidade.com.br

plugins premium WordPress