Estratégias para mitigar emissões de metano pelos ruminantes são apresentadas pela Embrapa Pecuária Sul
19 de maio de 2022
Índice de Confiança do Agronegócio calculado pela Fiesp subiu no 1º tri
19 de maio de 2022

Risco de geada persiste, e nova massa de ar polar se aproxima do país

O Instituto Agronômico (IAC) alertou hoje (18/5) para a possibilidade de geadas no Estado de São Paulo nos próximos dias. A presença de um ciclone extratropical sobre o oceano deve intensificar os efeitos da frente fria, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A baixa umidade do ar também é propícia para a ocorrência do fenômeno.

A pesquisadora Angelica Pantano afirma que o risco é maior em áreas de divisa com o Paraná e o sul de Minas Gerais, além de outras localidades com altitude superior a mil metros. “Os agricultores dessas regiões devem ficar atentos, principalmente para as culturas de café, hortaliças, cana-de-açúcar e milho”, disse. Nos locais em que chover, mesmo que de forma isolada, a chance de haver geada é menor.

De acordo com nota do IAC, o frio deve perder força a partir de amanhã, mas há previsão de uma nova massa de ar polar no fim de semana, que pode derrubar as temperaturas novamente. Em Guaxupé, no sul mineiro, a temperatura mínima chegou a 5,9ºC na madrugada desta quarta-feira, segundo a cooperativa Cooxupé.

De acordo com a Climatempo, a tendência é que continue frio no Centro-Sul do país até o fim da semana. Entre amanhã e sábado, afirma a consultoria, há possibilidade de novas quedas de temperaturas na Região Sul.

Fonte: Valor Econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.