EUA: campanha de promoção da carne bovina no Japão conseguiu aumentar o consumo de carnes neste país
12 de abril de 2002
RS: Pampeano traz carne uruguaia
16 de abril de 2002

Resultados do Enipec 2002

A Organização do Enipec 2002 disponibilizou os arquivos das apresentações. Acesse a página do Enipec 2002, clique aqui.


Renomados palestrantes e autoridades estiveram presentes no evento

Veja também a entrevista com o Sr. Antônio Carlos Camacho, Presidente do Enipec, sobre os resultados deste evento.

1 – Qual a avaliação o senhor faz do evento?

ACC: O objetivos foram totalmente atendidos. Esperava-se em torno de 800 a 1.000 produtores e hoje, no último dia do evento temos um total de 2.900 inscritos. Eram esperados em torno de 35 stands de empresas, tivemos 50. Objetivo foram em muito superados

Nós tínhamos uma expectativa, modesta pois acreditava-se que os produtores eram um pouco desunidos. Hoje podemos mudar esse conceito. O produtor entendeu que precisa se reciclar, participar de eventos como esse, com enfoque técnico e ao mesmo tempo de negócios.

2 – Qual era o objetivo do Enipec?

ACC: O objetivo do ENIPEC era passar a mensagem de que é preciso que a propriedade seja uma empresa. É preciso também entender a cadeia produtiva. Entender o frigorífico, o supermercado, o consumidor e suas necessidades. Essa visão moderna, que vai fazer que a pecuária volte a ser importante dentro do agronegócio.

3 – Existem planos p/ o Enipec 2002

ACC: A impressão unânime de todos os participantes, congressistas, expositores de que o evento foi um sucesso nos estimula a repetir o evento em 2003.

4 – Senhor acredita que os produtores hoje tem consciência que é preciso ter um visão da cadeia. Esse evento serviu para isso?

ACC: O objetivo do evento era passar o conceito de cadeia produtiva, e o conceito de empresa agropecuária. É preciso conhecer o próprio negócio. O produtor é a peça chave da atividade pecuária, precisa se reciclar e conhecer as empresas parceiras (frigoríficos, insumos, supermercados, etc). Hoje a cadeia produtiva da carne precisa estar integrada de ponta a ponta. Hoje o produtor entende tudo isso e o ENIPEC é um marco dessa mudança de atitude, dessa nova orientação do produtor.

5 – Como está a pecuária hoje no MT?

ACC: A pecuária vai se desenvolvendo relativamente bem, com algumas dificuldades pois os preços ainda não estão totalmente recuperados. A pecuária vai se expandindo. A condição sanitária está boa, outros programas como o da brucelose e da tuberculose estão sendo implantados e o MT hoje tem status de livre de aftosa com vacinação.

Um grupo da Bolívia veio ao ENIPEC apresentar os resultados sorológicos que obtiveram junto com o centro Panamericano de Aftosa. No final deste mês estaremos em San Ignácio, na Bolívia acompanhando o presidente da Bolívia assinando o decreto que a província de Santa Cruz está livre de aftosa com vacinação.

Esse é um trabalho conjunto da iniciativa privada, da FAMATO, do FEFA, do INDEA e do MAPA em MT e MS. Esse é um trabalho conjunto de 6 anos. Onde se pode ver os resultados na Bolívia, equivalendo com o status do MT. Provavelmente ano que vem A a Bolívia estará na OIE em Paris requisitando o reconhecimento internacional desse status de livre de aftosa com vacinação.

Curso de Qualidade e Preparo de Carne

A Associação Brasileira de Criadores de Nelore realizou um curso sobre Qualidade e Preparo de Carne. veja abaixo as fotos do curso ministrado pelo chefe de cozinha Paulo Eduardo C. Ramos

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress