Índia poderá começar a enviar de carne de búfalo para Rússia ainda em dezembro
16 de dezembro de 2014
McDonald’s Japão registra queda de 12,3% nas vendas em novembro
16 de dezembro de 2014

Resultado de embargo russo divide exportadores no Brasil

Esperava-se que o embargo declarado por Moscou em agosto a importações dos Estados Unidos e da Europa pudesse levar a um ‘boom’ da exportação de carnes brasileiras para a Rússia. Passados quatro meses desde a imposição dessas barreiras, porém, os produtores de frango e carne suína atribuem ao embargo um crescimento de mais de 100% nas vendas para os russos neste ano, mas os exportadores de carne bovina parecem ter se decepcionado.

“Já vínhamos em uma trajetória de aumento das exportações para o mercado russo e nosso pico de vendas para o país na realidade ocorreu em julho, antes do embargo”, diz o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antonio Jorge Camardelli. Na época, as vendas chegaram a 40 mil toneladas. Depois disso, regrediram para o patamar das 30 a 35 mil toneladas.

Nos 11 primeiros meses deste ano, a Rússia importou US$ 1,279 milhões em carne bovina brasileira – só perdendo para Hong Kong na lista de maiores importadores. Ainda assim, a alta foi de apenas 6,8% em relação ao mesmo período de 2013. Camardelli disse que vários fatores contribuíram para isso, entre eles, o desaquecimento econômico russo e a desvalorização do rublo.

Já no caso das exportações de carne suína, as barreiras à importação de produtos americanos e europeus ajudaram a Rússia a se tornar o principal importador do produto brasileiro em 2014, com uma participação de 37,9% sobre o total, de acordo com dados publicanos na terça-feira pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).O aumento dos embarques de carne de aves para a Rússia também foi substancial após o embargo, segundo Ricardo Santin, vice-presidente da ABPA, embora o mercado russo tenha um peso relativamente pequeno para essa carne.

Fonte: BBC Brasil, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Paulo Souza disse:

    Com relação as exportações de carne bovina. Temos de acentuar
    as mudanças. Nosso governo precisa
    ajudar mais o meio rural. Não é nada fácil levar comida a mesa.
    Iniciar pela reforma de pastagem.
    Depois pelo boi. criarmos boi com carne marmorizada. Ai sim irá ter briga para consumir nossa carne.
    Quem conhece carne de Angus, outras raças de carne com marmoreio não consseque comer carne só com marca. A carne precisa ter sabor e isto melhor com o boi de gordura entremeada.

plugins premium WordPress