Acompanhe o gráfico do preço do boi gordo em dólares. Você vai se surpreender.
20 de janeiro de 2016
Aumento na produção de carne pode diminuir emissão de gases de efeito estufa
20 de janeiro de 2016

Restrições do FCO impedem aquisição de matrizes bovinas em Goiás

Preocupados com o custeio do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), pecuaristas e produtores rurais de Goiás, procuraram a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), em busca de soluções para a aquisição de matrizes ou reprodutores de genética bovina. Isso porque o Banco do Brasil (BB) restringiu o financiamento somente para animais que apresentarem certificados de registros emitidos pelas associações de criadores, afirmando também que nenhuma operação que corresponder a esse quesito, será formalizada.

Segundo o gerente de assuntos técnicos e econômicos da Faeg, Edson Novais, no estado, existe um percentual pequeno de animais registrados. Outra preocupação diz respeito à estrutura das associações para atender toda a demanda no estado, na emissão de certificados das matrizes ou reprodutores que forem financiadas. Além disso, a certificação dos animais não certificados demanda tempo e recursos financeiros que podem inviabilizar o investimento devido aos elevados custos para os produtores rurais.

O gerente alerta que o ideal é estimular e incentivar a evolução genética através de uma bonificação – com juros menores -, para aquele produtor que adquirisse os animais com certificados de registros. Por conta disso, a Faeg encaminhou um documento para o Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE), solicitando intervenção junto ao Conselho Deliberativo de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (Condel) e Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Fonte: Faeg, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress