Líderes fecham acordo para votar Código Florestal na próxima terça-feira
19 de maio de 2011
Atacado – 19/05/11
19 de maio de 2011

Resistência Parasitária em Bovinos – Mito ou Verdade

Na bovinocultura, os esforços se concentram na produtividade, procurando eliminar fatores limitantes como as doenças, agindo de forma ostensiva no seu controle e prevenção, além de compatibilizar a segurança e bem estar do animal.

Luís Carlos Salvador Júnior – Consultor em Pecuária – MT – – Intervet Schering-Plough

Na bovinocultura, os esforços se concentram na produtividade, procurando eliminar fatores limitantes como as doenças, agindo de forma ostensiva no seu controle e prevenção, além de compatibilizar a segurança e bem estar do animal.

E uma importante ferramenta farmacológica foi a descoberta das lactonas macrocíclicas em 1975, as quais atualmente, são reconhecidas como os parasiticidas mais utilizados e com o maior índice de comercialização. A ivermectina derivado sintético da abamectina, foi a primeira a ser comercializada (CHABALA et al., 1980). Produzido pela fermentação do fungo Streptomyces avermitilis, encontrado no solo, isolado primeiramente no Japão e depois na Itália, o grupo das avermectinas (a sem + verm verme + ect ectoparasita + in produto farmacêutico) é composto pela ivermectina, abamectina, doramectina, eprinomectina e selamectina (BURG et al.,1979).

O mecanismo de ação da ivermectina envolve tanto a potencialização do ácido gama-amino butírico, um neurotransmissor inibitório das respostas motoras dos parasitos, como a interação com os canais de glutamato-cloro independentes de GABA, aumentando a permeabilidade da membrana das células nervosas dos parasitos aos íons de cloro. Assim, a ivermectina causa bloqueio neuromuscular, resultando em paralisia flácida e eventual morte do parasito (McKELLER & BENCHAOUI, 1996).

No entanto o aumento da taxa de lotação nas pastagens (animal/ha), favorece o parasitismo, aumentando os prejuízos por ele causados. Desta forma, destaca-se a importância do controle das parasitoses como fator essencial, para tornar a atividade mais eficaz e competitiva economicamente (PEREZ et al., 2006).

Mas devido a grande variedade de produtos químicos que são usados no controle de parasitos, que muitas vezes administrados sem critérios epidemiológicos, com dosagens incorretas e falhas no manejo, induzem o aparecimento de resistência destes parasitos aos princípios ativos (RANGEL et al., 2005).

Do ponto de vista técnico, há a probabilidade de resistência quando a eficácia de uma droga falha em alcançar 95% (PRICHARD, 1980).

No que refere-se aos nematódeos a ivermectina atua pela via oral e pela via transdermica. E os mecanismos de resistência podem ser divididos em: diminuição da absorção cuticular, bombas de efluxo e metabolismo enzimático.

Desta forma com objetivo de auxiliar no controle de cepas resistentes a Intervet/Schering-Plough desenvolveu após 5 anos de pesquisas o Solution 3,5% LA, o único endectocida do mercado que possui na sua formulação a Ivermectina(2,25%) e abamectina(1,25%). Uma importante associação que em um veiculo especial possibilita o sinergismo das moléculas e desta forma melhor atuação.

Por isso Solution 3,5% LA só possui vantagens!!!

– Formulação exclusiva contendo uma combinação de dois endectocidas;
– Eficiente contra parasitas resistentes a outras Avermectinas;
– Sinergia entre as moléculas;
– Concentração potente;
– Período residual excelente.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress