Relações de troca recordes
31 de maio de 2004
Abiec assina convênio com Apex para ampliar exportações
2 de junho de 2004

Relações entre as medidas de carcaças pelo uso da ultra-sonografia e o inicio da puberdade em novilhas de reposição

Introdução

A fertilidade da fêmea bovina é um dos principais fatores econômicos para a pecuária de corte mundial. A importância da seleção de novilhas de reposição com futuro potencial reprodutivo resultará no aumento da eficiência reprodutiva do rebanho, conseqüentemente refletindo numa maior rentabilidade do negócio. Pesquisas americanas tem demonstrado que a seleção de novilhas de corte através do melhoramento da composição de carcaças pode apresentar considerável impacto na fertilidade de sua progênie. O uso da técnica da ultra-sonografia na avaliação de carcaças, esta se tornando uma importante ferramenta de trabalho na seleção de matrizes na pecuária de corte.

Carcaça e Reprodução

Num estudo realizado na Universidade de Iowa, EUA (Leaflet, et al., 2001) com 180 novilhas da raça Aberdeen Angus em início de puberdade, na faixa etária de 268, 303, 370 e 405 dias de idade, foram avaliados através da técnica da ultra-sonografia as medidas de área de olho de lombo (AOL), gordura de traseiro e músculo glúteo médio (GT/MGM), espessura da gordura de cobertura (EGC) e porcentagem de gordura de mármoreo (% IMF). Além destes dados, os animais foram pesados e avaliados quanto à pontuação do trato reprodutivo (PTR). A avaliação do trato reprodutivo consistiu na inspeção técnica através da apalpação retal e da inspeção pelo uso do ultra-sonografia na fêmea, onde se atribui pontuações de 1 á 5 de acordo com as condições morfológicas e fisiológicas do trato reprodutivo “ovários e cornos uterinos”, (Anderson, et al.,1991). As medidas do músculo glúteos médio (MGM) seguiu o mesmo padrão ao peso do animal (tabela 1).

Tabela 1. Médias em relação à pontuação do trato reprodutivo (PTR), peso (kg) e músculo Gluteos Médio (MGM) “cm” ajustados de acordo a idade dos animais


Não houve nenhuma diferença significativa (P > .20) entre a avaliação do trato reprodutivo e do (MGM) quando as medidas de gordura de cobertura em cada animal foram ajustada de acordo a idade do animal. Comparando-se os animais a mesma idade, as novilhas mais pesadas apresentaram maiores valores para (GT/MGM) sendo estas apresentando maior maturidade reprodutiva (P < .05). Consecutivas medidas para (GT/MGM) mostraram o mesmo padrão para as medidas de peso, gradualmente favorecendo mais significativamente as novilhas mais maduras sexualmente (tabela-1). Novilhas que se apresentavam ciclando com aproximadamente 1 ano de idade, apresentaram maiores valores para (AOL), (P < .1) (tabela 2). Tabela 2. Médias em relação ao aspecto fisiológico, e Área de olho de Lombo (AOL) "cm2" ajustados de acordo a idade dos animais.

Estes valores podem estar relacionados em função do peso dos animais. Novilhas mais pesadas tendem a ter maiores valores para (AOL). Como peso, as relações entre o início da puberdade e (AOL) parecem aumentar com a idade do animal. Ainda neste estudo não existiu nenhuma relação entre (EGC), (% IMF) com os valores de (PTR), (P > .13). Existiu uma significante relação entre a (PTR) e os valores do (MGM), mas nenhuma relação quanto a (AOL). Isto também pode estar relacionado a questão que o músculo glúteo médio apresenta maior herdabilidade, 37% (Robinson et al., 1993) em relação a (AOL), 31% (Stelzleni et al., 2002).

Um outro ponto importante a ser citado quando relacionamos as condições corporais ou mesmo o desenvolvimento de carcaças em novilhas para reposição é o fato de que novilhas que apresentaram um maior peso a desmama, apresentam maiores possibilidades de iniciar o seu primeiro ciclo estral ao redor de 1 ano de idade. Leaflet (2001), cita em seu trabalho, que existe uma significativa relação entre o primeiro ciclo estral e as medidas de (AOL) na desmama até o inicio da puberdade (P < .05). Novamente, estes valores provavelmente estão relacionados ao peso do animal. Os efeitos da idade em novilhas ao seu primeiro parto e as avaliações de carcaças em sua progênie são significantes e devem ser consideradas na seleção de animais dentro de um grupo contemporâneo. Estudos indicam que bezerros nascidos de novilhas com a idade ao redor de 2 anos de idade, apresentam altos valores de (% IMF) do que bezerros nascidos de novilhas aos 3 anos de idade e assim sucessivamente conforme se aumenta a idade ao primeiro parto. Em recentes estudos realizados por (Dos Santos, et al., 2004) em seu trabalho de Doutorado (dados ainda não publicados), na Universidade do Mississippi, EUA, a relação entre (AOL) e o manifestação do primeiro ciclo estral em novilhas Aberdeen Angus, foram relativamente significativos (P < .05). Conclusão

O uso da ultra-sonografia na avaliação de carcaças vem sendo utilizado como uma importante ferramenta de trabalho não somente para animais em fase de engorda e terminação, mas também para futuras matrizes de reposição. Poucos estudos tem se concentrado nas caracteristicas de carcaças e suas relações com a eficiência reprodutiva em fêmeas. Resultados indicam que, peso ao desmame, idade a primeira parição, assim como manejos nutricionais influenciando alterações metábolicas durante o crescimento e desenvolvimento animal, são fatores importantes que aliados a fatores genéticos (desempenho de carcaça) oferecem significantes informações para o selecionamento de eficientes matrizes de reposição e futuras progênies. Em se tratando da eficiência reprodutiva destes animais apo o primeiro parto (período de serviço e intervalo entre partos) e as correlações de carcaça ainda merecem mais estudos.

A falta de um sistema de classificação de carcaças na pecuária brasileira, infelizmente impossibilita o uso da técnica da ultra-sonografia como uma valiosa ferramenta para a produção animal, visto que, a necessidade de uma melhor eficiência dentro da pecuária de corte se originará de eficientes matrizes e suas progênies. Informações obtidas através da ultra-sonografia na avaliação de carcaças em novilhas de reposição, estarão beneficiando a seleção de animais geneticamente superiores e num futuro esperado, alavancando um programa de qualidade da carne brasileira.

Referências bibliográficas

Anderson, K. J., D. G. Lefever, J. S. Brinks, and K. G. Odde. 1991. The use of reproductive tract scoring in beef heifers. Agriculture practice. 12(4):19.

Leaflet, A. S., A. M. Jennifer, E. W. Doyle, and H. R. Gene. 2000. Rybeye area trends in yearling Angus heifers. Beef Research Report. Iowa State Unversity. U.S.A.

Leaflet, A. S., W. E. Doyle, and H. R. Gene. 2000. Adjustment Factors for Ultrasound Measures in Yearling Angus Bulls and Development Heifers. Beef Research Report. Iowa State University. U.S.A.

Leaflet, A. S., A.M. Jennifer, W. E. Doyle, H. R. Gene, H. Abebe, P. Mel, R. Sealock and H. Steven. 2001. Relationship between Body Composition and Reproduction in Heifers. Beef Research Report. Iowa State University. U.S.A.

Robinson, D. L., K. Hammond, and C. A. McDonald. 1993. Live Animal Measurements of Carcass Traits: Estimation of Genetic Parameters for Beef Cattle. J. Anim. Sci. 71: 1128-1135.
Stelzleni, A. M., T. L. Perkins, A. H. Brown, Jr., F. W. Pohlman, Z. B. Johnson, and B. A. Sandelin. 2002. Genetic parameter estimates of yearling live animal ultrasonic measurements sin Brangus cattle. J. Anim. Sci. 80:3150-3153.

__________________________________________________

O autor deste artigo pode ser contactado através do email ar140@msstate.edu

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress